O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul abriu, nesta terça-feira (1º), as inscrições para o processo seletivo que prevê a contratação de 600 guarda-civis temporários. Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 15 de outubro, por meio do site da corporação. A atuação ocorrerá durante a Operação Golfinho.
Leia mais:
Caxias vai centralizar registro online para obtenção de alvará dos bombeiros na Serra
Com formatura de 150 novos bombeiros no Estado, corporação deve ter reforço na Serra
Os profissionais realizarão atividades relacionadas ao salvamento aquático, supervisionados por bombeiros militares. Eles atuarão de novembro de 2019 a abril de 2020. O período pode ser reduzido pelo Corpo de Bombeiros, de acordo com a demanda.
Os pré-requisitos para preenchimento das vagas incluem ser brasileiro, ter de 18 a 55 anos, ter ensino fundamental concluído, além de não ter sofrido condenação criminal com pena privativa de liberdade, estar quite com as obrigações eleitorais e estar regularizado com as obrigações do serviço militar.
O processo seletivo será dividido em três fases. A primeira será habilitação em saúde, em que será realizado um exame para verificação das condições relativas a esta área. A segunda será voltada à habilitação física. A última é uma capacitação técnica, em que os aprovados nas fases anteriores realizarão 200 horas/aula e estágio supervisionado e, depois, serão submetidos a uma prova de suficiências físicas e técnicas. Além disso, haverá uma prova de conhecimentos teóricos específicos.
Os guarda-vidas civis temporários receberão remuneração mensal de R$ 2 mil, durante período de treinamento. E, durante a contratação, terão o acréscimo de 100% devido aos riscos de vida.
Operação Golfinho
Com relação ao efetivo regular militar do 5º Batalhão de Bombeiros, da Serra Gaúcha, ainda não há uma definição de quantos serão destinados à Operação Golfinho deste ano. De acordo com o comandante do Batalhão, o tenente-coronel Julimar Fortes Pinheiro, os servidores estão passando por um processo de seleção e a definição sairá depois das provas, em novembro.