O Departamento Municipal de Trânsito, a Guarda Municipal, a Brigada Militar e a Polícia Civil realizaram mais uma edição da Operação Balada Segura em Caxias do Sul e Bento Gonçalves na madrugada deste sábado.
Em Caxias, em pouco mais de três horas, 22 condutores foram autuados por estarem dirigindo embriagados. Eles receberam multa de R$ 2.934,70 e terão o direito de dirigir suspenso por um ano. A fiscalização ocorreu entre 2h10min e 5h, na Rua Ernesto Alves, no Centro. Nenhum dos motoristas foi preso, já que não foi registrado índice superior ao previsto na legislação de trânsito. No total, foram 79 abordagens.
Os agentes da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) flagraram nove motoristas não habilitados, ou seja, sem permissão para dirigir, dois com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias e um com o documento cassado.
Ainda durante a operação uma mulher foi encaminhada à Polícia Civil por desacato. Outros dois homens também foram levados para registro de ocorrência para iniciarem uma briga durante a blitz.
Em Bento Gonçalves, a ação resultou em 27 autuações, a maioria delas por embriaguez ao volante.
A fiscalização ocorreu entre 0h45min e 3h30min na Rua Doutor Casa Grande, na área central de Bento. Ao todo, 71 motoristas foram abordados. Das 27 autuações, 22 ocorreram porque os condutores estavam dirigindo sob efeito de bebida alcoólica. Eles tiveram as carteiras de habilitação recolhidas. Um dos veículos foi removido. Outros 14 motoristas se recusaram a fazer o teste do etilômetro (bafômetro).
As ações da Balada Segura têm o objetivo de combater a alcoolemia e outra infrações de trânsito e evitar acidentes em todo o Estado.