A VRS-813, que liga Farroupilha a Garibaldi, na Serra, vai passar por tapa-buracos a partir da tarde desta terça-feira (24). O trabalho estava inicialmente previsto para começar na semana passada, mas acabou adiado devido às condições climáticas. A estrada é alvo constante de reclamação por parte dos motoristas por causa da quantidade de buracos e ao asfalto desgastado.
Os reparos serão realizados por meio de uma parceria entre a prefeitura de Farroupilha e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). O acordo é o mesmo firmado para recuperação de trechos da ERS-122 e da RSC-453 que passam pelo município, realizado entre maio e agosto. O convênio segue em vigor, embora o trabalho já tenha sido concluído. Dessa vez, no entanto, serão realizados apenas tapa-buracos e não consertos na base, que são mais duradouros.
Leia mais
VRS-813, que liga Garibaldi a Farroupilha, receberá tapa-buracos a partir da próxima semana
Daer diz que fará tapa-buracos na VRS-813, entre Farroupilha e Garibaldi
Chuva adia início de tapa-buracos na VRS-813, entre Farroupilha e Garibaldi
Pela parceria, o município vai fornecer caminhão, rolo compressor e dois funcionários para o fechamento dos buracos. Já o Daer vai fornecer o material asfáltico e realizar a sinalização durante as obras.
— Onde tiver muito buraco vamos ter a patrola também. Tem que fazer o emparelhamento, senão não fica bom - afirma Gilberto do Amarante, secretário de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Trânsito de Farroupilha.
De acordo com Amarante, as equipes vão se concentrar inicialmente em um trecho de 1,6 quilômetro a partir da Rua Papa João XXIII, administrada pela prefeitura de Farroupilha. Em seguida, o trabalho seguirá até o entroncamento com a BR-470, em Garibaldi. Apenas um trecho de 6,8 quilômetros, entre Farroupilha e o Desvio Blauth, não receberá as obras porque passou por restauro em 2017 e não apresenta buracos.