Depois de ser danificado em 2017 pela colisão de um carro, o Monumento à Itália será entregue à comunidade nesta quarta-feira, às 16h. O prefeito Daniel Guerra fará a inauguração na Praça João Pessoa, no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul. Na solenidade, que contará com a apresentação do Coral São Brás, Guerra também entregará novas ambulâncias.
Leia mais
Monumento à Itália é danificado em acidente de trânsito em Caxias
Reinstalado em ponto original, Monumento à Itália recebe acabamento em Caxias
A escultura, de uma pedra de basalto, conhecida como "bota", foi atingida por um veículo em 2017. O impacto do acidente resultou na ruptura da obra e foi necessário restaurá-la. Com isso, o monumento foi transportado até o atelier do artista André Gnatta, que executou o trabalho.
O monumento já está no ponto original, na Avenida Júlio de Castilhos, desde a metade de setembro.
No processo de restauração, a peça ganhou uma base mais elevada saindo dos originais 16cm para 50cm, com o propósito de protegê-la de eventuais colisões. O valor do restauro ficou em R$ 14.210, e o projeto é de autoria da arquiteta da Secretaria Municipal da Cultura Karina Dick.
Além disso, a escultura, que consiste em um mapa da Itália já tinha duas placas em bronze, que estavam entortadas por tentativas de furto. Elas também foram recuperadas.