A leitura estimula a imaginação e permite que as crianças viajem sem sair do lugar. Pensando em estimular meninas e meninos a mergulhar no mundo da leitura, um grupo de voluntários reformou a parte superior de uma casa de dois andares e implantou uma biblioteca infantil no Loteamento Monte Carmelo, em Caxias do Sul.
Nem mesmo a chuva impedia a alegria das crianças que estiveram na inauguração do espaço na tarde deste sábado (07), na Rua Vitória, 28, onde funciona a ONG Carmelo. Elas foram recebidas por personagens que fazem parte das histórias de livros infantis e ganharam vida interpretados por voluntários. Larissa Kaspary, de oito anos, não escondia a felicidade:
—Eu gosto de ler gibis, contou ela sorridente conta.
Valentina Kaspary da Silva, de cinco anos, ainda está aprendendo a ler.
— Gosto de ouvir as histórias. Adoro o Charlie e a Lola e a Rampunzel — disse a menina.
Cecília Vargas Boeira, de seis anos, é incentivada pelos pais a mergulhar no mundo da leitura:
— Meu pai lê para mim. Eu amo a Cachinhos Dourados, a Alice, os livros da Barbie e da Branca de Neve.
A mãe de Cecília, Letícia Camargo, 37, afirma que não apenas a biblioteca, mas a reforma do espaço é um incentivo para as crianças.
— Eles vão passar menos tempo na rua, e mais tempo com livros, aprendendo a ler e a gostar da leitura e de estudar — ressalta.
Para Nair da Silva Borges, 24, o espaço é importante para as mães e para o filho dela, Luan da Silva Barbosa, de 1 ano e três meses:
— Não temos nada no bairro. Falta escolinha, parquinho, área de lazer. Para nós é uma alegria ter um espaço como esse.
Com a filha Kathilyn de um ano e oito meses no colo, Schaiane Caroline Borck, 20, comemorava a inauguração do espaço.
— É uma alegria um lugar assim para as crianças porque faz com que elas se interessem em estar aqui, que tenham vontade de ler, e fiquem felizes.
As crianças participaram de atividades de recreação, pintura de rosto e contação de histórias. Também ganharam cachorro-quente, pipoca, refrigerante, picolés e bolas. A biblioteca beneficiará cerca de 300 crianças que vivem na comunidade.
"É um sonho que se tornou realidade", conta fundadora da ONG Carmelo
A casa onde funciona a ONG Carmelo foi construída com doações da comunidade do Loteamento Monte Carmelo. No espaço são realizados chá de bebê, chá de panela, aniversários e festas dos moradores. Também é usado para vendas de peças de roupas confeccionadas pelas moradores, para troca de roupas com o varal solidário e para palestras e ações sociais. A fundadora e diretora da ONG, Cássia Zamboni Purper é uma das moradoras mais antigas do bairro. Emocionada, ela conta que sempre teve o sonho de reformar a casa para que fosse usada como um espaço para as crianças:
— Ver esse espaço tomado pelas crianças, pintado, com livros é um sonho que se tornou realidade. Sempre pensamos em transformar a casa em um local para elas, mas precisávamos de alguém que acreditasse e sonhasse junto conosco. Agora temos um espaço para elas estudarem, lerem e passarem o tempo aprendendo — comemora ela.
Ela ressalta que os pais também vão ser voluntários e ajudar a desenvolver atividades para as crianças. Cássia conta ainda que no térreo da casa pretendem construir banheiros, uma cozinha comunitária e um espaço de lazer para os moradores.
A inauguração da biblioteca integra a 3ª Semana de Ação Voluntária realizada pelo comitê de voluntários do Itaú Social. A líder do Comitê Mobiliza de Caxias do Sul, Lídia Costa, afirma que estiveram no Loteamento Monte Carmelo em março para conhecer o trabalho da ONG, e perceberam que o local precisava de um espaço de integração e lazer:
— Identificamos que o Monte Carmelo é uma ocupação que carece desde saneamento básico a espaços de integração e lazer, como praças e quadras de esporte. As casas são muito carentes e o sonho da ONG Carmelo, que tem um trabalho fantástico, é oferecer oportunidades para os moradores. Por isso, decidimos começar com a implantação da biblioteca, que será um espaço de estudos e atividades de educação para crianças e jovens.
Ela explica que conseguiram doações de livros, tecidos, almofadas e fizeram parcerias para revitalizar o espaço.
— Fizemos uma parceria para grafitagem do espaço e queremos que os jovens possam encontrar na biblioteca um estímulo para sua formação, em busca de uma melhor perspectiva de vida, de um futuro melhor. A ideia é que todas às tardes tenha alguma atividade para os moradores e voltada às crianças, como aula de música, palestras, contação de histórias — ressalta Lídia.
Interessados em doar livros, podem entrar em contato com Cássia, por meio do (54) 98435-0814.
Leia mais
Mais visibilidade a arquitetos e designers gaúchos
Workshop que pretende descomplicar o vinho ocorre nessa sexta em Caxias
Loja caxiense desvincula-se de franquia e cria marca própria