Como a previsão indicava no início da semana, o frio voltou de vez na Serra. No início da manhã desta sexta-feira (2), diversas cidades da Serra amanheceram com temperaturas baixas e algumas até registraram o que é chamado de chuva congelada, como em São José dos Ausentes. Segundo a Defesa Civil de Bento Gonçalves, a chuva congelada foi vista, principalmente, no Centro e em outros quatro bairros da cidade. Em Caxias, o fenômeno ocorreu por volta das 10h30min da manhã desta sexta-feira no centro e vários outros pontos da cidade.
Leia mais
Temperaturas devem cair ainda mais na Serra nesta sexta-feira e há chance de neve Semana começa com chuva e deve terminar com neve no Estado
FOTOS: confira imagens do inverno nas cidades da Serra
O leite não pode esperar: nem o frio de 0ºC inibe família de agricultores de São José dos Ausentes
A neve mesmo, segundo a Somar Meteorologia, pode chegar entre o final da tarde desta sexta e a madrugada de sábado (3), mas somente na região dos Campos de Cima da Serra. Em Caxias do Sul, Bento e na Região das Hortênsias existe apenas a possibilidade de chuva congelada.
— Para o morador ou turista que quer ver neve, a sugestão é seguir para as áreas mais altas, nos Campos de Cima da Serra, nas cidades de Bom Jesus, São José dos Ausentes e Cambará do Sul, por exemplo. Nesses locais a chance da ocorrência do fenômeno é maior se comparado com regiões com altitude um pouco menor — explica o meteorologista Nelson Oliveira.
Ainda conforme a Somar, no domingo a umidade se afasta e as temperaturas tendem a cair ainda mais. Com isso, está prevista a formação de geada em diversos pontos da região. O último registro de neve na Serra ocorreu no início do mês de julho. Segundo a Somar, o fenômeno ocorreu em pelo menos oito municípios de diferentes regiões: em Cambará do Sul e São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, em Gramado, Canela e São Francisco de Paula, na Serra, e em Riozinho (perto de Igrejinha), Pinheiro Machado e Pelotas, no Sul.
Neve foi registrada em pelo menos cinco cidades da Serra e Campos de Cima da Serra
Meteorologia não descarta neve de novo na noite deste sábado na Serra
Neve X chuva congelada
A neve é a precipitação de cristais de gelo translúcidos e brancos, em geral de forma hexagonal e complexamente ramificados. Esses cristais são formados diretamente pelo congelamento do vapor d'água que se encontra suspenso na atmosfera. Já a chuva congelada é tipo um granizo miúdo faz barulho quando cai. Em muitos casos, o fenômeno antecede a neve em si e por isso é fácil confundir as duas coisas.