Instalados para auxiliar deficientes visuais, semáforos que emitem efeitos sonoros para avisar que pedestres podem atravessar as ruas estão com problemas de funcionamento em Farroupilha. Conforme o diretor do Departamento de Trânsito, Rogir Centa, três dos quatro conjuntos de sinaleiras com esta funcionalidade têm algum defeito.
De acordo com ele, o funcionamento de dois está parcialmente afetado e um está completamente apagado. O diretor afirma que o município está com uma licitação aberta para corrigir os problemas técnicos:
— Há uma licitação que vai incorporar todos os semáforos do município, chamada de cercamento eletrônico. Então, por meio dela, vamos fazer os ajustes nos equipamentos para deficientes visuais.
O processo licitatório também permitirá que todos os semáforos do município sejam trocados por novos, que realizam a leitura facial. O edital está em fase de encaminhamento interno. Conforme Centa, ainda não há prazo para início deste trabalho.
Enquanto isso, deficientes visuais apontam que o problema nos semáforos os prejudica. O presidente da Associação Farroupilhense dos Deficientes Visuais (Afadev), Pablo Barretti, explica que há perda da autonomia, já que é preciso aguardar o auxílio de outra pessoa para atravessar as ruas.
— Para quem enxerga, fica vermelho e, para quem é cego, o semáforo fica apitando — explica, sobre o funcionamento adequado dos equipamentos .
Segundo ele, os semáforos foram instalados há três anos, funcionaram por dois meses e, desde então, passaram a apresentar problemas.