A segunda audiência regional do Conselho de Desenvolvimento da Serra (Corede) para Consulta Popular deste ano ocorre nesta quarta-feira (14), em Bento Gonçalves. O evento será no auditório do Bloco A do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Cinco projetos passarão pelas audiências regionais, de acordo com a diretora do Corede Serra, Monica Mattia. Dentre eles há um projeto de desenvolvimento rural, um de turismo, um de inovação, um de meio ambiente e um sobre arranjos produtivos locais.
Dos cinco projetos elencados, apenas três serão eleitos pela população e receberão os recursos. Entretanto, se o projeto de Meio Ambiente for escolhido, como equivale a 9% do investimento, o restante da porcentagem será distribuída entre os outros dois vencedores. Caso o projeto de desenvolvimento rural seja eleito, apenas os seis municípios com maior proporção de votos em relação ao número de eleitores serão contemplados.
A primeira audiência ocorreu em Nova Prata e a terceira será em Caxias do Sul. No dia 19 haverá a última audiência, desta vez ampliada, novamente em Bento Gonçalves, para discutir os projetos que ficarão disponíveis para Consulta Popular.
— A Serra vai receber R$ 620 mil do Governo do Estado. Neste ano, todos os projetos serão de apoio ao setor produtivo — explica Monica.
A consulta popular ocorre do dia 4 ao dia 6 de setembro pelo site consultapublica.org.br.