As obras na chamada alça de acesso ao bairro Forqueta, na ERS-122, serão retomadas na segunda-feira. A afirmação é do diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Sivori Sarti da Silva.
Leia mais
Obra em antigo pedágio de Farroupilha está parada há mais de seis meses
Um ano depois de protestos, moradores de Forqueta comemoram obras na ERS-122
No começo da tarde desta sexta (2), dois funcionários da empresa responsável pelo serviço, a Encopav Engenharia, deixaram uma retroescavadeira no local que fica junto à sede do Grupo Rodoviário da Brigada Militar em Farroupilha.
O trabalho iniciou em julho do ano passado com a retirada da estrutura do antigo pedágio de Farroupilha para a construção do novo acesso. Porém, há cerca de sete meses, o trabalho, que tinha previsão inicial de término em um mês, parou, com 70% do serviço executado, faltando ainda a pavimentação, a construção do meio fio em concreto e a etapa de sinalização.
A modificação no trecho é uma reivindicação antiga dos moradores de Forqueta, que chegaram a protestar, mais de uma vez, exigindo mudanças no acesso ao bairro. A obra tem o objetivo de dar mais segurança aos motoristas, principalmente, os que dirigem no sentido Caxias do Sul-Farroupilha, e precisam atravessar a rodovia no sentido contrário para ingressar no bairro ou retornar a Caxias.
De acordo com o Daer, as obras foram interrompidas por falta de recursos para a compra dos materiais básicos. A retomada será viabilizada pela liberação de verbas anunciadas pelo governado Eduardo Leite em julho.
Ainda conforme o Daer, será feita a limpeza do entorno, conformação dos cordões, fresagem do pavimento danificado e aplicação de concreto asfáltico nos encontros com a pista. A estimativa é para conclusão em 30 dias.