O prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci (PDT) e o interino de Canela, Gilberto Cezar (PSDB), assinaram, nesta quarta-feira (21), a ordem de início para a implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) em cada município. As obras devem iniciar no prazo de 30 dias.
De acordo com o diretor de Expansão da Corsan, Julio Eloi Hofer, serão investidos cerca de R$ 50 milhões nas obras, que consistem na construção de estações em aço inox. Com a ordem de início assinada, a empresa que ganhou a licitação tem de 15 a 30 dias para começar a execução da obra física. São nove meses de prazo para a conclusão dos trabalhos.
Conforme Hofer, atualmente, em Canela a capacidade da estação de tratamento é de 20 litros por segundo. Com a implantação da nova Estação de Tratamento de Esgoto, passará para 80 litros por segundo. Em Gramado, a capacidade é de 40 litros por segundo e passará a ser de 80 litros por segundo.
— As atuais são antigas, estruturas de tanques de concreto, que precisam ter uma área grande, para que a água passe por todas as fases de tratamento. As novas serão de inox, com custo de manutenção menor, além de ser compactas, utilizando menos espaço e proporcionando um tratamento melhor à água — explica o diretor de Expansão da Corsan.
Serão investidos cerca de R$ 50 milhões nas obras, recursos da Corsan. Conforme Hofer, parte do valor foi financiado pela Caixa Econômica Federal.