Um dos maiores e mais tradicionais hospitais da Serra, o Pompéia, comemora 106 anos nesta segunda-feira (12). Para marcar o aniversário, o hospital promove uma ação social com prestação de serviços de saúde gratuitos para a comunidade em Caxias do Sul. As atividades ocorrem das 9h às 17h no jardim em frente ao prédio histórico da instituição.
Os alunos da Escola de Saúde do Pompéia vão verificar a pressão arterial e realizar testes de glicose (HGT) na comunidade. Eles também orientarão a população e entregarão folders sobre prevenção de doenças. Também estão programadas uma série de atrações para as crianças, como espaço para pintura, música e atividades desenvolvidas pelos voluntários do Espanta Dodói.
Referência em urgência/emergência e alta complexidade para 49 municípios que integram a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, o Pompéia, em abril deste ano, foi acreditado com excelência na qualidade de serviços de saúde prestados à comunidade. A certificação, que é o mais alto nível concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), garante que o cuidado com o paciente é prioridade. Com isso, o Pompéia é um dos seis hospitais de nível 3 do Rio Grande do Sul.
Com 1,5 mil colaboradores, a instituição de saúde conta com 300 leitos disponíveis, 13 salas cirúrgicas, três UTIs para adultos e uma neonatal. O Pompéia também mantém três centros de saúde especializados para o atendimento de doenças crônicas: Instituto de Nefrologia (INNEFRO), Instituto do Câncer (INCAN) e o Instituto de Cardiologia (INCARDIO). Conta ainda com o Instituto de Diagnósticos do Hospital Pompéia (INDIP), um centro próprio composto por equipamentos de alta tecnologia.
SERVIÇO
:: O quê: Ação social no Aniversário dos 106 anos do Hospital Pompéia.
:: Quando: segunda-feira (12), das 9h às 16h30min.
:: Onde: no pátio do Hospital Pompéia, em frente ao prédio histórico, na Avenida Júlio de Castilhos.
DAMAS DE CARIDADE
A data marca a criação do Pio Sodalício Damas de Caridade. A associação foi criada em 12 de agosto de 1913, com a finalidade de construir um hospital para atender pacientes pobres. A entidade mantém o hospital até hoje.
As Damas de Caridade promoveram ações comunitárias para arrecadar verbas para a construção de um hospital. O prédio do Pompéia foi inaugurado em 24 de junho de 1920, tornando-se a primeira casa de saúde da região a atender gratuitamente pacientes pobres.
Desde a fundação do hospital, o Pompéia nunca deixou de atender pela rede pública de saúde de Caxias e da região.