A Câmara de Vereadores de Monte Belo aprovou, nesta quarta-feira (3), a lei municipal que garante a entrada da cidade na Região Metropolitana da Serra Gaúcha, criada em 2013. O projeto foi encaminhado pela prefeitura.
Segundo a secretária de Administração e Fazenda, Viviane Ceriotti, o município foi informado pela Metroplan que a lei estadual por si só não garantia a participação na Região Metropolitana. De acordo com ela, a partir do momento que a Câmara aprovou a lei municipal, a prefeitura já encaminhou os documentos necessários para o órgão do Estado que trata do assunto.
— Como informamos a Metroplan que a lei municipal já foi aprovada, a demanda está concluída, ou seja, não precisaremos realizar nenhuma outra ação para atender o requisito necessário para integrar a Região Metropolitana da Serra Gaúcha — explica.
Conforme a secretária da Administração e Fazenda, Viviane Ceriotti, a cidade já desfruta de alguns benefícios de integrar a Região Metropolitana.
— Antes as ligações interurbanas eram tarifadas, mas, depois que integramos a região, um telefonema para qualquer um dos 13 municípios que fazem parte da Região Metropolitana da Serra Gaúcha é considerado telefonema local — exemplifica a secretária.
A partir de agora, a secretária da Administração e Fazenda acredita que o município ganhe força em demandas maiores, como busca por recursos federais, por exemplo. Ela ressalta que a união de 13 municípios traz mais força na busca por esses recursos.
Os 13 municípios que integram a Região Metropolitana da Serra Gaúcha são: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Pinto Bandeira, São Marcos e Santa Tereza.