Começa nesta quinta-feira (18), em Nova Petrópolis, o 47º Festival Internacional de Folclore com o tema “O Tempo da Diversidade Chegou”. Mais de 130 mil visitantes são esperados ao longo de 18 dias de programação.
O acendimento da Chama Folclórica marca o início do festival, às 19h30min, na Associação Cultural, Esportiva e Recreativa Canto Amizade, na localidade de Vila Olinda. A abertura oficial fica para a sexta-feira (19), também às 19h30min, na Rua Coberta de Nova Petrópolis.
Leia mais
Vereadores de Nova Petrópolis reduzem de 11 para nove o número de cadeiras na Câmara Municipal
Atrações como o desfile de integração, intervenções teatrais, música e show de luzes vão divertir quem passar pelo centro do município até 4 de agosto. A organização destaca também os jogos germânicos — com as famosas provas de rachar a lenha e pregar o prego — e as apresentações de danças árabes e dos índios pataxós da Aldeia da Coroa Vermelha (BA).
Mescla cultural
Entre os 43 grupos que devem se apresentar no Festival Internacional de Folclore estarão artistas de Gana, Costa Rica, Paraguai, Colômbia e Argentina, além dos estados do Pará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais. Segundo os organizadores do evento, 1,5 mil artistas, 200 espetáculos no palco principal e 20 apresentações nos palcos da comunidade estão confirmados.
Gastronomia
Em paralelo ao Festival de Folclore, a Feira da Diversidade, na Praça das Flores, traz 25 estandes com produtos artesanais e pode ser visitada das 9h às 21h. Tem também praça de alimentação, com estandes e food trucks, diariamente (das 9h às 21h).
A programação completa pode ser conferida no site do evento.