Faz tanto tempo que a equipe da EMEF Afonso Secco, no bairro Parada Cristal, nem lembra mais em que ano os primeiros alunos mudaram para a "casa ao lado". O que se sabe é que foi antes de 2011, porque naquele ano o restante das turmas que haviam ficado no prédio antigo também foram transferidas. Passado todos esses anos, ainda não há informação sobre quando a nova escola começará a ser construída.
Leia mais
Escola Atiliano Pinguelo, de Caxias, está em local provisório, mas espaçoso Escola Municipal Leonel Brizola, de Caxias, nunca teve uma sede própria No interior de Galópolis, em Caxias, aulas da Arlinda Manfro são na capela
Por enquanto, os 15 professores, uma secretária, quatro servidoras e 114 alunos se viram como podem no espaço de uma casa de dois quartos, que viraram sala de aula; uma sala que ganhou divisórias para formar pequenas peças de direção, sala de professores, secretaria e coordenação pedagógica; um corredor que abriga biblioteca, depósito, mesa de apoio pedagógico e até uma geladeira; e uma garagem onde foram instaladas cozinha, refeitório e outras duas salas de aula. A Educação Infantil tem banheiro próprio, assim como os professores. Os demais estudantes, do 1º ao 5º ano, em dias de tempo seco, precisam ir aos banheiros que ficam junto à antiga sede. É a poucos metros, mas para chegar até lá é preciso atravessar o pátio. Quando chove, eles usam o banheiro da Educação Infantil.
A rede elétrica já deu sinais de precariedade: alguns computadores queimaram e teve um pequeno curto-circuito. Com isso, alguns equipamentos são mantidos desligados ou são ligados de forma alternada para não sobrecarregar a rede. A boa notícia é que dona do imóvel deve providenciar a reforma na fiação. Apesar de todo o zelo dos professores, a infraestrutura oferecida torna o local menos atrativo aos pais no momento de escolher a escola para os filhos.
– O número de estudantes poderia ser muito maior, mas não temos estrutura (física). Quando as famílias não conhecem a equipe e veem a estrutura acabam não matriculando os filhos – lamentou a diretora Angela Honorato.
Ainda há outro elemento que, mesmo com todo o cuidado, é de risco às crianças, o imóvel fica na margem da BR-116.
O QUE DIZ A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO:
:: A prefeitura tem projeto pronto para a construção da nova escola, mas diz que só será possível estimar o valor final após aprovação do projeto pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Há uma verba de R$ 250 mil destinada de emenda parlamentar de Pepe Vargas (PT), de quando ele era deputado federal. O terreno é do município. Não há data prevista para início da obra.
Leia também:
Vereadores e Ministério do Trabalho vistoriam canil em Caxias
Prefeitura de Caxias do Sul terá de responder cinco questões sobre a UPA Zona Norte