Bastou perguntar para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Atiliano Pinguelo o que tinha de diferente no prédio em que estão da sede original da escola, que eles dispararam:
– Ginásio. Lugar da comida. Sala de artes.
Leia mais
Na Atiliano Pinguelo, moradores precisam sair para obra começar
Aulas na escola Atiliano Pinguelo, em Caxias, serão retomadas na segunda-feira
Escola Municipal Afonso Secco, em Caxias, espera há mais de oito anos por sede definitiva Escola Atiliano Pinguelo, de Caxias, está em local provisório, mas espaçoso Escola Municipal Leonel Brizola, de Caxias, nunca teve uma sede própria No interior de Galópolis, em Caxias, aulas da Arlinda Manfro são na capela
É que, desde o dia 29 de abril deste ano, as turmas da Educação Infantil do 5º ano ocupam uma área do antigo colégio Mutirão, no bairro Nossa Senhora de Lourdes. Os 142 estudantes foram transferidos depois de o prédio da escola, no bairro De Zorzi, ser interditado para reformas. O problema é que, até agora a obra não começou.
A prefeitura fez a topografia do terreno, mas precisou adequar o projeto porque um vizinho dos fundos construiu uma garagem em uma parte do pátio pertencente à escola. Com isso, o refeitório que estava interditado devido à rachaduras será reconstruído em outro ponto. O valor orçado para a obra é de cerca de R$ 1 milhão.
A sede provisória está garantida por contrato de locação até o final de 2020. Nela, as crianças podem fazer as atividades físicas em quadra fechada – o ginásio, referido pelos pequenos. Eles também têm um refeitório para as refeições, que na sede original, eram feitas no corredor com mesa e bancos improvisados. Isso só foi possível porque o atual prédio já sediou um colégio e, portanto, tem espaços adequados a um estabelecimento de ensino.
Segundo a direção, foi preciso fazer reparos na rede elétrica na sala de informática, a internet ainda oscila, mas, em geral, as condições estruturais são muito boas.
O QUE DIZ A PREFEITURA:
:: O projeto de reforma está em readequação em função de parte do terreno que foi ocupada por um vizinho. O refeitório será construído em outro local por isso. Ainda não foi definido o novo lugar. A localização depende do estudo do terreno, que está sendo feito pela Smed e Secretaria de Planejamento, a partir da sondagem do solo (já concluída). Está mantida a previsão de quadra coberta, reforma do prédio, refeitório novo e mais salas de aula adequadas pra Educação Infantil. Quando o projeto ficar pronto, será aberta a licitação. Não há data definida. A sede da escola deve estar pronta até o final de 2020, quando se encerra o contrato de aluguel do Mutirão.