1 - Um homem de 35 anos foi preso em flagrante durante uma operação contra a pedofilia em Farroupilha na manhã desta segunda-feira (1º). O investigado, que não teve a identidade divulgada, foi flagrado armazenando material pornográfico envolvendo criança ou adolescente. Foram encontrados 186 arquivos, com cerca de 30 gigabytes, com vídeos e imagens de nudez e sexo envolvendo menores de idade.
2- Docentes de três escolas estaduais de Caxias do Sul paralisam as atividades nesta segunda-feira (01) para protestar contra a situação de infraestrutura das instituições de ensino e contra o parcelamento dos salários dos servidores públicos pelo Governo do Estado. São três escolas que estão com as atividades totalmente paralisadas: o Instituto Estadual Cristóvão de Mendoza, a Escola Estadual de Ensino Médio Maria Araci Trindade Rojas e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Ivanyr Marchioro. A manifestação também contou com adesão parcial de servidores das escolas Presidente Vargas, Apolinário e Pena de Moraes.
3 - A previsão do tempo, que aponta chance de neve na sexta-feira (5) na Serra e frio intenso com tempo seco no sábado e domingo, anima os empresários do setor hoteleiro da região. Conforme o presidente do Sindicato Patronal da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (SindTur), Mauro Salles, a ocupação de leitos em Gramado e Canela deve ficar em torno de 95% no fim de semana.
4 - Mais de 370 oportunidades estão abertas em concursos públicos em todo o Rio Grande do Sul. Na Serra, as cidades de Caxias do Sul, Veranópolis e Ipê possuem vagas para serem preenchidas e também registro para cadastro reserva. As chances são para todos os níveis de escolaridade. O maior salário ofertado na região, de R$ 13.655,75, é oferecido na prefeitura de Ipê para o cargo de médico.
5 - O vereador de Farroupilha Sedinei Catafesta (PSD) irá responder na Justiça por improbidade administrativa. Conforme o Ministério Público (MP), o parlamentar teria recebido propina para direcionar uma licitação quando era presidente da Câmara, em 2014. A ação também indica o envolvimento no esquema de Alex Sandro Weirich, então chefe de gabinete da Presidência da Câmara de Farroupilha; Daniela Pegoraro Panegaz, companheira de Catafesta; e Daniel Palmeira de Lima, dono da empresa beneficiária da suposta fraude e vereador pelo PR em Catanduva (SP).
Leia também
Paternidade do projeto de kit escolar, em Caxias, gera polêmica
Ato pró-Moro reúne cerca de 100 manifestantes neste domingo, em Caxias do Sul
Campanha "Nossas Vidas Importam" combate violência contra a mulher, em Caxias do Sul
Novo líder do Governo Daniel Guerra na Câmara negou que queria o cargo dois dias antes do anúncio