Em pouco mais de um mês de realização - de 11 de maio a 22 de junho - a Campanha do Agasalho 2019 arrecadou e distribuiu um total de 236.845 peças que beneficiaram cerca de 70 mil pessoas em Caxias do Sul.
O resultado foi oficialmente apresentado na noite de terça-feira (23) pela Fundação Caxias, em um coquetel de confraternização que reuniu voluntários e representantes das 75 entidades cadastradas, na sede da Câmara da Indústria e Comércio (CIC).
Diante da meta de arrecadar 200 mil peças nesta edição, o resultado foi comemorado pelos organizadores da campanha, realizada anualmente desde 2001. O evento também destacou a atuação dos voluntários que, durante cerca de 40 dias, realizaram a triagem das peças recebidas, destinando-as às entidades cadastradas.
— É um trabalho nobre e a confiança que a campanha conquistou deve-se muito ao que é feito por esta equipe — destacou o coordenador da ação, José Theodoro.
De acordo com ele, o aproveitamento das peças doadas é muito grande, chegando quase a 100%. Uma melhora na qualidade e no cuidado do que é doado tem sido registrada a cada edição.
— Nas primeiras edições era complicado, mas com o tempo a campanha foi conscientizando as pessoas e agora temos relatos até de pessoas que compram peças novas e doam no mesmo local — conta Theodoro.
A coordenadora de triagem, Cena Danieli, faz o trabalho voluntário junto à Fundação há pelo menos uma década e também percebe um cuidado maior por parte de quem doa as peças.
— Neste ano recebemos bastante peças femininas — observa.
Solidariedade o ano inteiro
— Quem passa frio sabe o que é o frio do inverno em Caxias do Sul — destacou o presidente da Fundação Caxias, Paulo Poletto.
Ele reforçou que, além do período da campanha, a entidade recebe e destina agasalhos ao longo do ano inteiro, por meio do programa Bando do Vestuário. Somando ao resultado da campanha, o banco deverá totalizar mais de 300 mil peças arrecadadas e destinadas até dezembro.
Poletto destacou ainda programas da Fundação Caxias como o Banco de Alimentos, o Banco de Refeições Coletivas e o Banco de Doações - que recebe e destina uma média de 150 móveis por mês.
— Tem gente dormindo no chão, não podemos ficar parados diante de tanta necessidade — reforçou.
A Fundação Caxias conta com uma série de programas de destinação de doações e também aceita contribuições financeiras para o desenvolvimento dos projetos. Mais informações podem ser obtidas no site da entidade ou pelo telefone 54 3223-0528.