A temperatura mais baixa de 2019 na Serra Gaúcha, nos registros das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ocorreu na noite desta quarta-feira (26) em Serafina Corrêa. O termômetro da estação local marcou -0,5ºC entre as 23h e a meia-noite. Essa foi a primeira temperatura negativa do ano na região.
Serafina Corrêa foi o único município da Serra a registrar negativas até essa quinta-feira (27). As temperaturas seguiram abaixo de zero até a marcação das 2h desta quinta (27), com -0,2ºC. A partir daí, os valores subiram. A temperatura às 9h, na última atualização, foi de 6,6ºC.
A quarta-feira também registrou as mínimas de 2019 nas estações automáticas de outros quatro municípios: Canela (0,5ºC), entre 21h e 22h; São José dos Ausentes (0,7ºC) às 8h; Vacaria (1,4ºC), entre 7h e 8h; Bento Gonçalves (2ºC), entre 23h e meia-noite; e Cambará do Sul (2,1ºC), às 7h. Vacaria havia registrado a mínima do ano no dia 20, entre as 7h e as 8h: 1,4ºC; na quarta-feira (26), a mínima pela manhã ficou em 1,9ºC.
Caxias do Sul registra 2,8ºC de mínima no ano
A última noite também foi marcada pela menor temperatura mínima do ano em Caxias do Sul. Na estação localizada no Aeroporto Hugo Cantergiani, onde a leitura é manual, a mínima registrada entre as 20h45min de quarta-feira e as 8h45min desta quinta foi de 2,8ºC. A leitura não permite saber a hora exata em que a temperatura foi registrada, mas sim que essa foi a mínima entre as leituras da noite e da manhã. Às 8h45min, o termômetro da estação já marcava 11,8ºC.
Conforme o meteorologista Cleo Kuhn, a temperatura na tarde desta quinta não deve passar dos 20ºC no Estado. As máximas na Serra ficam na casa dos 17ºC aos 18ºC, com tempo seco.
— Na sexta, haverá uma viração muito brusca. A massa de ar frio e seco vai para o Oceano Atlântico muito rapidamente. No lugar dela, entra ar quente e úmida, que já provoca algumas pancadas de chuva — explica, acrescentando que não há previsão de chuva forte para a sexta, mas algumas pancadas espalhadas pelo Estado e que não vão atingir todos os municípios.