Passou a valer a partir desta quinta-feira (6), em Caxias do Sul, com a publicação no Diário Oficial do município, a lei que estabelece que os 48 postos de saúde e o Pronto Atendimento 24 horas obrigatoriamente coloquem placas ou cartazes com o nome do médico, especialidade e dias e horários de atendimento médico.
O projeto, de autoria dos vereadores Edi Carlos (PSB), Elói Frizzo (PSB) e Alberto Meneguzzi (PSB), foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores no dia 21 de maio. O texto aponta como objetivo evitar idas desnecessárias aos postos quando os médicos não estão atendendo, para facilitar aos usuários do Sistema Único de Saúde a busca de informações a respeito do período de atendimento dos profissionais de saúde e se estão cumprindo a carga horária estipulada.
A proposta prevê que a Secretaria da Saúde e as direções dos postos de saúde sejam responsáveis pela implementação dos cartazes, mas não estipula como será a fiscalização.
Pela manhã, a reportagem percorreu dois postos de saúde, um deles localizado na Pinheiro Machado, no Centro, que não possuía a orientação. O outro posto, na Bento Gonçalves, no Cinquenetário, estava com um cartaz com os nomes, carga horária e especialidades, mas sem os dias e horários de atendimento.