A cidade de Farroupilha passa a contar com uma novidade para a realização do serviço de jardinagem. Trata-se de duas bicicletas adaptadas que vão colaborar nas demandas da Secretaria de Meio Ambiente.
Para o serviço foram contratados dois novos jardineiros, que estão participando de um curso teórico e prático sobre jardinagem. Outros três profissionais da secretaria também participam das aulas. O curso tem como objetivo abordar histórias que funcionaram no resto do Brasil, para que sirvam de inspiração para Farroupilha.
As aulas se encerram no final desta semana. Depois deste período, os dois novos jardineiros já devem começar a realizar os serviços nas ruas da cidade. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Tiago Ilha, este novo recurso é um incentivo às energias limpas. Além disso, as bicicletas também colaboram com a mobilidade, agilizando os trabalhos.
- Queremos transformar a cidade no jardim da Serra, com sustentabilidade, plano de arborização e planejamento para o futuro - explica o secretário de Meio Ambiente.
Além de ser ecologicamente correto, o uso de bicicletas também oferece economia a Prefeitura. Segundo Ilha, o custo de manutenção das bicicletas é baixo. Porém, o titular da pasta não fala sobre valores.
- As bicicletas oferecem economia total, se compararmos com veículos que precisem de combustível. Além disso, a manutenção delas é baixíssima. Em poucos meses de trabalho, elas se pagarão - afirma Ilha.
Plano de arborização
O secretário Tiago Ilha conta que o município tem um plano de arborização instituído por lei. Segundo ele, a ideia é envolver a comunidade num grande mutirão comunitário.
- Nossa ideia é fazer com que a população co-participe, porque quem ama, cuida. Temos um planejamento para o futuro: ensinar os farroupilhenses como se planta e quais tipos de árvores são apropriados para cada espaço - conta o secretário.
Conforme o secretário de Meio Ambiente, o plano de arborização começará nas Avenidas Paulo Broilo e Santa Rita. Além disso, ele conta que representantes da pasta estão visitando escolas do município para explicar melhor às crianças as ações:
- As pessoas têm que estar bem informadas. Estamos passando nos colégios e falando um pouco sobre as ações da prefeitura. Afinal, compartilhando as informações se encontram resultados mais efetivos.
Leia também:
Torcedor do Juventude atingido por tijolada segue internado em hospital de Caxias
Morre o pároco de Vila Flores, frei Adani Carlos Guerra, aos 30 anos