Móveis, roupas e até os documentos de uma família foram consumidos por um incêndio registrado na madrugada deste domingo (23), em Caxias do Sul. Maiara Silveira Lumertz e Fabrício Bento, ambos de 27 anos, e sua filha Lyara Bento, de dois anos, estavam dormindo quando, pouco depois da meia-noite, perceberam o fogo que se espalhava pela casa onde residiam há cerca de 20 dias.
Localizada na Rua Ijaí, no bairro Monte Carmelo, a casa tinha o interior de madeira, que foi completamente consumido pelo fogo. O combate às chamas foi realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Caxias, que registrou o chamado às 00h30min.
— Eles escutaram os estalos, pensaram que fosse chuva e, quando viram, o forro do teto estava pegando fogo. Só deu tempo de pegar a chave para abrir a porta e sair de casa, nem os documentos não conseguiram salvar — conta Joelma Lumertz, irmã de Maiara.
Ainda de acordo com Joelma, o laudo dos bombeiros teria apontado como causa um curto circuito na fiação elétrica da residência, que tinha cerca de 35 metros quadrados. A família que morava na casa é de Santana do Livramento e tinha acabado de se mudar para Caxias do Sul.
— Eles recém começaram a trabalhar, não têm muitas condições. Estávamos ajudando eles com móveis e o único eletrodoméstico que tinham era uma geladeira, queimou tudo — disse Joelma, que está prestando apoio à família e liderando uma campanha de doações.
Maiara, Fabício e Lyara já estão instalados em um porão emprestado no bairro Nossa Senhora das Graças e já receberam algumas doações de móveis e roupas. Alimentos, vestuário (adulto e infantil), móveis e utensílios domésticos ainda podem ser doados. Mais informações pelo (54) 9 9930-4588.