Dezessete estudantes do 4° e 5° ano da Escola Municipal da Ensino Fundamental Professora Arlinda Lauer Manfro, no bairro Galópolis, em Caxias do Sul, foram transferidos nesta quarta-feira (5) para uma sala de aula improvisada, cedida pela comunidade da região, junto à Igreja de São João da 4º Légua. A medida emergencial foi definida antes do encaminhamento do total de 62 estudantes da instituição de ensino para um prédio que funciona atualmente como Centro de Eventos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
De acordo com a Secretaria da Educação, a medida visa garantir a segurança dos alunos, pois a escola está com deficiências estruturais. O assoalho da sala em que os alunos do 4º e 5º ano estudam está cedendo. Segundo a direção da escola, a opção pela transferência para o local, que já foi uma capela mortuária, partiu dos próprios pais, e possui estrutura física adequada para a realização das aulas. No entanto, na terça-feira (04), os pais reclamaram dessa possibilidade. O descontentamento, inclusive, motivou uma reunião na noite de terça.
A reunião também discutiu a possibilidade de reforma para manutenção das atividades da escola, que atende a várias comunidades próximas. O Centro de Eventos que vai sediar as aulas no segundo semestre conta com salas de aula, refeitório, sala multiuso e área externa para a prática de atividades físicas. O transporte para os estudantes também será mantido pela prefeitura.