Uma ação conjunta entre o Departamento de Proteção e Bem Estar Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar resultou na apreensão de cinco pássaros silvestres em duas localidades no interior de Caxias do Sul na tarde desta segunda-feira.
Uma das apreensões ocorreu em Santa Barbara de Ana Rech, no bairro Ana Rech. Os policiais e equipe do departamento municipal foram ao local e identificaram que havia dois papagaios e uma caturrita presos em gaiolas em uma casa e que o morador do imóvel não tinha autorização para manter os pássaros em cativeiro.
A outra ação foi no bairro Galópolis, onde foram localizados um papagaio e uma caturrita também mantidos presos sem permissão.
Segundo o coordenador do Departamento de Proteção e Bem Estar Animal, Paulo César Rodrigues dos Santos, como os pássaros foram adquiridos irregularmente, ou seja, retirados da natureza e comprados de forma irregular, os moradores que os tinham assinaram Termos Circunstanciados (por ser crime de menor potencial ofensivo) por cativeiro irregular da fauna silvestre.
Segundo Santos, aparentemente, os papagaios estão em boas condições de saúde e as caturritas um pouco debilitadas. Os pássaros são todos adultos e serão levados à sede da Patram até serem avaliados por veterinários da Semma e, depois, encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Porto Alegre. O instituto pode, ainda, determinar multa aos moradores.
– Pássaros silvestres podem ser criados quando adquiridos de criadores com autorização, pois são anilhados e foram reproduzidos no cativeiro e não retirados do meio ambiente. Ou seja, nunca estiveram em vida livre, não fazendo parte da cadeia alimentar ou do ciclo natural da vida silvestre – explica Santos.