Morreu na madrugada desta quinta-feira (2) a artista plástica Gelsi Pozzobon Frank, 69 anos, conhecida como Gê Frank, em Caxias do Sul. Ela estava hospitalizada há uma semana em consequência de uma parada cardiorrespiratória.
Natural de Santa Catarina, Gê chegou a Caxias do Sul aos 18 anos. Era formada em Biologia e Artes e tinha uma consideração muito grande dos ex-alunos. Mas foi nas artes plásticas que ela, de fato, encontrou sua paixão. Em seu ateliê, no bairro Colina Sorriso, Gê desenvolvia técnicas impressionantes para deixar suas peças exclusivas e com a sua marca.
Leia mais:
Festa da Uva vai movimentar R$ 150 milhões na economia de Caxias do Sul
Conheça a história de Tiago Frank, caxiense que estará nas Paralimpíadas do Rio em 2016
Conforme a filha Verônica, seu maior amor era pela arte sacra.
— Ela colocava conforto e amor em cada peça que fazia — diz Verônica.
Participou de dezenas de exposições na cidade e no Estado. Na Festa da Uva de 2016, seu estande nos Pavilhões com imagens sacras revestidas de pérolas e rendas foi um sucesso.
Em 2017, a artista foi tema de uma reportagem do Pioneiro, na qual contava sobre a técnica de decorar garrafas com pedrarias.
— Dá para reutilizar tudo, basta um pouquinho de criatividade — ensinou à época.
Viúva há vários anos, Gê deixa os filhos Verônica, Tiago, Fabiano e Francine, além dos netos Pedro, César Antônio, Guilherme e Gabriel.
— Fazia de tudo pelo bem dos filhos. Era a melhor mãe do mundo — diz a filha Francine.
O velório ocorre na Capela D do Memorial São José de Caxias do Sul. O sepultamento está previsto para as 16h, no Cemitério Parque.