A programação em honra à Nossa Senhora de Caravaggio, que ocorre neste final de semana, já levou mais de 90 mil fiéis ao Santuário de Caravaggio, em Farroupilha. De acordo com a Brigada Militar, somente na manhã deste domingo (26), mais de 50 mil pessoas haviam passado pelo local. A expectativa da organização da romaria é receber 130 mil pessoas até o final do dia.
Como nos anos anteriores, a tradicional Missa Campal, realizada na área externa do Santuário e celebrada pelo bispo Dom Alessandro Ruffinoni, reuniu centenas de romeiros. Para este domingo, ainda estão previstas celebrações às 15h, 16 e 17h.
Leia mais
Confira o horário das missas durante a Romaria
Romaria de Caravaggio reúne cerca de 30 mil fiéis na manhã deste sábado
MAPA: confira informações do trajeto ao Santuário de Caravaggio
Pastel a R$ 4, fitinhas de Caravaggio a R$ 5: saiba o que você vai encontrar no Santuário
Governador estará no Santuário de Caravaggio em Farroupilha neste domingo
Transporte durante a romaria ao Santuário de Caravaggio: saiba quanto custam as passagens
Organização projeta participação de 140 mil fiéis na Romaria de Caravaggio
Durante a celebração, o bispo destacou a importância do encontro proporcionado pelas romarias e da prática da palavra como peregrinos.
— Isso exige compromisso e coragem. Precisamos entender como praticar o encontro em nossa vida.
A missa também foi marcada pela presença do Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que acompanhou a celebração ladeado pelo prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, e sua esposa, a deputada estadual Fran Somensi. Próximo ao governador, outras representatividades políticas participaram da homenagem à Caravaggio, entre elas, o deputado estadual Neri, o Carteiro.
Domingo de sol
O tempo bom, com sol forte e temperatura na casa dos 15ºC, colaborou para a caminhada dos romeiros até o Santuário na manhã deste domingo.
Morador de Caxias do Sul, o aposentado Carlos Mocellin, 62 anos, saiu de casa por volta das 7h15min para percorrer o trajeto até o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio e chegou pouco antes da Missa Campal, às 10h30min.
— Desta vez acabei vindo sozinho e achei muito bom, é bem tranquilo, consigo fazer o meu ritmo e favoreceu uma imersão mais pessoal — afirmou o devoto de Caravaggio, que planejava voltar para casa de ônibus após a missa.
O casal Anderson Miorelli, 33, e Dayane Schiavo, 31, resolveu repor as energias com um lanche assim que chegou ao Santuário, por volta das 10h. Eles saíram de Forqueta, às 8h, registrando pela 12ª vez o trajeto que fazem juntos desde que começaram a namorar.
— É um momento de fé e também de união com familiares e amigos que nos acompanham nas caminhadas — comenta Anderson, que também fez o trajeto com Dayane no sábado (25).
Durante a manhã deste domingo, o Corpo de Bombeiros — que acompanha desde o sábado a movimentação no Santuário — registrou, pelo menos, cinco atendimentos de socorro, todos sem gravidade, relacionados à baixa ou aumento de pressão e outros mal-estares causados pelas longas caminhadas.