O Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde (ITPS) e o Departamento de Cardiologia do Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, estão selecionando pacientes que apresentem intolerância a estatinas. Homens e mulheres com idade entre 18 e 85 anos podem participar do estudo desenvolvido com a administração do ácido bempedoico.
A pesquisa do ITPS será coordenada pelo laboratório farmacêutico americano Esperion, ocorrendo simultaneamente em outros 1,2 mil centros de saúde, em 32 países.
No Hospital Tacchini, o estudo clínico será encabeçado pelo médico cardiologista Ricardo De Gasperi, com a coordenação da gerente do instituto, Juliana Giacomazzi. Participam ainda a médica Ana Paula Boscato, como co-investigadora e a analista de pesquisa, Samanta da Costa.
Efeitos do medicamento
De acordo com o instituto, diferentemente das estatinas, o ácido bempedoico não inibe a síntese do colesterol no tecido muscular e, portanto, os eventos adversos musculares negativos, associados ao uso de estatinas, podem ser evitados com o uso do ácido bempedoico.
Cada voluntário continuará sendo acompanhado pelo seu médico paralelamente aos procedimentos do estudo.
Quem pode participar
:: Pacientes com intolerância a duas ou mais estatinas, uma em dose baixa, que tiveram melhora com a descontinuação da terapia;
:: Pessoas com histórico de doença arterial coronariana, doença arterial periférica sintomática, doença aterosclerótica cerebrovascular ou com alto risco de doença cardiovascular;
:: Portadores de diabetes tipo 1 ou 2, com idade maior que 65 (mulheres) ou mais que 60 anos (homens).
Mais informações podem ser obtidas no Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde, localizado na Rua General Osório, 235 - subsolo 2, Centro de Bento Gonçalves. Contato pelo telefone (54) 3455-4333, ramal 1125 ou pelo e-mail instituto.pesquisa@tacchini.com.br.
Leia também
Presidente da CIC lamenta ausência de Caxias do Sul na programação do Dia do Vinho
Saiba como economizar na hora de fazer um churrasco
Receita Federal define nova data para lançar edital do porto seco de Caxias
Homem é vítima de extorsão após trocar fotos íntimas com mulher por aplicativo de conversa