A prefeitura publicou, no Diário Oficial desta quarta-feira (17), a contratação de uma empresa responsável pela locação de impressoras que serão utilizadas nos prédios públicos de Caxias do Sul. O contrato, firmado por meio de licitação com a empresa Comercial Porto Alegrense de Máquinas Calculadoras, estipula o gasto de mais R$ 2,7 milhões para a locação de 480 equipamentos que vão ser utilizados em cerca de 80% das secretarias, pelo prazo de quatro anos.
As pastas que vão receber as máquinas são aquelas que investem mais em impressão de documentos, como Recursos Humanos e Logística; Receita, Gestão e Finanças; Urbanismo; Saúde; a sede da secretaria da Educação e a Procuradoria-Geral do Município.
A titular da pasta de Recursos Humanos, Vangelisa Lorandi, explica que a empresa fará a manutenção e a troca dos equipamentos. Segundo ela, caso esse processo fosse feito pelo município, demandaria um custo de R$ 5,7 milhões aos cofres públicos. Assim, de acordo com ela, a modalidade de contratação vai garantir uma economia de 51% desse valor em relação aos gastos previstos com instalação, manutenção, treinamento e assistência técnica.
— Com esse novo processo, a gente aluga as impressoras e a própria empresa fornece os insumos, como toners, e ainda é responsável pela troca quando elas se tornam obsoletas. Quando se tornam defasadas, a gente tem que leiloar as antigas e adquirir novas. Com o novo sistema, isso não é necessário e garante esse volume de economia — afirma Vangelisa.
As trocas das impressoras vão ocorrer ao longo dos próximos 90 dias. As máquinas mais antigas, que vão passar por substituição, serão aproveitadas em outros prédios que não fazem parte do contrato de locação.
Leia mais