A radio e a quimioterapia aliada à rapidez, especialização da equipe médica e equipamentos modernos são essenciais no tratamento de pacientes que tentam vencer o câncer. Os hospitais Pompéia e Geral são referência no atendimento e são considerados pontos fortes na rede pública de saúde.
As instituições de saúde contam com tecnologia de ponta, com equipamentos como o PET/CT, que é usado para diagnóstico por imagem da medicina atual em oncologia, disponível no Pompéia. Já o HG tem à disposição o exame oncogenético, resfriamento do couro cabeludo, colocação de um clipe metálico marcador de tumor na mama e exame de detecção do Linfonodo Sentinela pelo Gama Probe. O HG, inclusive, é o primeiro hospital da Serra a ter e exame de detecção do Linfonodo disponível para pacientes do SUS.
Incan atende a 200 pacientes por dia
O Instituto do Câncer do Hospital Pompéia (Incan) conta com infraestrutura para atender a 200 pacientes diariamente. Entre os serviços estão o diagnóstico, consultas, quimioterapias, cirurgias, tratamentos, biópsias e pesquisas clínicas.
São médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas ocupacionais preparados para oferecer tratamentos modernos e mais humanizados a quem luta contra o tempo para vencer a doença.
Para a enfermeira coordenadora do Incan, Stefânia Broilo Búrigo, a presença desses profissionais é um diferencial que ajuda a cuidar melhor da saúde do paciente:
– Eles (pacientes) não precisam sair do Pompéia para buscar os serviços. Temos uma equipe voltada ao bem-estar do paciente. Esse tratamento diferenciado cria um vínculo e uma proximidade para que possamos cuidar deles e prestar todo o suporte para que sejam atendidos com atenção e o cuidado necessário para vencer a doença – destaca.
Segundo Stefânia, terapias alternativas como aulas de yoga e reiki, deixam os pacientes mais tranquilos e relaxados para encarar o tratamento, assim como atividades de lazer que são realizadas por voluntários do Instituto.
No Hospital Geral, tecnologia de ponta salva vidas
A Unacon do HG não é referência apenas no atendimento e tratamento convencional do câncer com a quimio e radioterapia, mas também pelo uso de equipamentos e técnicas modernas disponíveis aos pacientes do SUS.
A coordenadora médica da Unacon, Rita Costamilan, afirma que assim que o paciente chega o atendimento é imediato.
— O serviço é eficaz, tanto que até pacientes que têm plano de saúde acabam procurando o sistema público. Diante do que fazemos na Unacon, é realmente um SUS que funciona, principalmente, porque o hospital nos permite fazer tudo o que está disponível e o que tem de melhor em tecnologia para salvar a vida dos pacientes.
Procedimentos pioneiros do HG
z Método de resfriamento do couro cabeludo: o Sistema Capelli é usado para reduzir a queda de cabelos em pacientes com câncer. O resfriamento é indicado aos casos de tratamento de tumores, tais como câncer de mama, câncer de ovário e câncer de pulmão.
z Clipe metálico: a técnica é indicada para pacientes com câncer de mama em estágio inicial. É colocado um clipe metálico marcador de tumor na mama, para um melhor controle e acompanhamento da doença, durante a quimioterapia pré-operatória. Desta forma, se houver um quadro de regressão da doença, é possível evitar a retirada total da mama.
z Detecção do Linfonodo Sentinela pelo Gama Probe: tecnologia indicada a pacientes com câncer de mama para a pesquisa do linfonodo sentinela, ou seja, o primeiro linfonodo que recebe a drenagem linfática da mama. A técnica consiste na dupla marcação com azul patente e com radiofármacos injetados na mama com câncer. Esses marcadores migram para os primeiros linfonodos que recebem a drenagem linfática da mama, auxiliando o cirurgião a ressecar somente os linfonodos sentinelas e permite cirurgias menos agressivas.
z Avaliação oncogenética: exame indicado às pacientes que tiveram diagnóstico de câncer de mama inicial tratadas na Unacon com idade menor de 35 anos, e apresentarem histórico familiar da doença. Com a técnica é possível detectar mutações herdadas geneticamente e o diagnóstico precoce pode mudar a conduta cirúrgica, como a cirurgia nas duas mamas e o acompanhamento e rastreamento de demais tumores.
z Banco de perucas: idealizado pela médica oncologista Janaína Brollo, o banco é uma maneira de ajudar a autoestima e a valorização da feminilidade no processo do diagnóstico e durante o tratamento do câncer. As mulheres podem alugar perucas e lenços e também são acolhidas para confraternizar e de distrair. O Banco funciona nas segundas e quartas-feiras, das 14h às 17h, no HG.