O Ministério Público (MP) vai voltar a cobrar da prefeitura de Caxias do Sul a ativação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cristo Redentor em Caxias do Sul. Na semana que vem, o órgão pretende encaminhar uma recomendação à prefeitura para que coloque em funcionamento a unidade dentro de um prazo máximo de 45 dias. O posto de saúde está com a estrutura pronta desde o início de 2017 e ainda não iniciou as atividades.
Desde então, o tema provocou mobilizações da comunidade da região, que entregou um abaixo-assinado reivindicando a abertura da unidade. O Ministério Público havia solicitado, ainda em junho do ano passado, que a prefeitura definisse um cronograma de ações para que a unidade fosse aberta e voltou a solicitar ao Executivo, no mês de agosto, novas informações sobre a abertura da unidade.
A prefeitura justificou ao MP e a reportagem que está com dificuldade em compor a equipe de médicos, após o lançamento de três editais de nomeação que surtiram pouco efeito junto aos médicos que foram chamados para compor o efetivo em Caxias, em especial os médicos clínicos. Segundo o Executivo, nesses processos de contratação foram chamados 50 clínicos, dos quais apenas dois se apresentaram. Outros 39 profissionais de saúde não assumiram as vagas em tempo hábil. Restam apenas oito que ainda podem assumir dentro do prazo.
De acordo com a Secretaria da Saúde, os editais para a aquisição dos equipamentos já foram praticamente concluídos e grande parte dos eletrodomésticos e móveis prontos já está sendo entregue ou disponível para uso. No entanto, a prefeitura afirma que não é possível estabelecer um prazo para que a UBS abra as portas à comunidade.
Para a promotora do Ministério Público, Adriana Chesani, o município deve buscar realizar medidas emergenciais para garantir a abertura do posto.
— O Ministério Público irá expedir recomendação para que o município adote essas ou outras medidas possíveis para que a UBS entre em funcionamento nesse prazo máximo de 45 dias. O documento deve ficar pronto hoje (sexta-feira) e ser encaminhado na próxima semana.
Leia também
Órgãos de segurança e Samu fazem homenagem em Bento Gonçalves a policial morto em confronto com criminosos
Infraestrutura da Serra é tema de fórum nesta sexta-feira em Bento Gonçalves