Como parte da programação da 65ª Festa em Honra a Nossa Senhora do Trabalho, que ocorre no dia 1º de maio, em Porto Alegre, Caxias do Sul foi uma das cidades do Estado contempladas com uma ação de benção a devotos neste sábado. A atividade iniciou por volta das 9h30min junto à escadaria da Catedral Diocesana, no Centro. Conforme estimativa da comitiva que acompanha as homenagens à padroeira, mais de 2 mil pessoas foram acolhidas e abençoadas ao longo do dia. Fiéis podiam levar carteiras de trabalho para receber benção.
Nem o mau tempo impediu que ação fosse realizada próxima da rua. Inicialmente a atividade ocorria entre a estação de ônibus e a escadaria em frente à Praça Dante Alighieri. Porém, em razão da chuva, foi transferida para debaixo do gazebo da Brigada Militar no lado oposto a um dos acessos da catedral. Em ambos os locais, o padre Renato Schneider abordou fiéis e concedeu bençãos junto à imagem de Nossa Senhora do Trabalho.
— A chuva atrapalha, mas conseguimos abençoar muitas famílias. Queremos voltar no ano que vem — revelou o padre.
Essa foi a primeira vez que a imagem da santa esteve em Caxias. A programação iniciou no dia 10 de março, em Novo Hamburgo. Canela e Gramado também receberam a ação. Depois de Caxias, a imagem retorna a Proto Alegre, onde será divulgada em diversos pontos da cidade.
— Caxias do Sul é um grande polo de trabalho industrial, com certeza enfrenta muitos desafios contra o desemprego. Nosso objetivo é difundir a devoção para que possamos pedir que tenhamos mais igualdade. Principalmente numa época que temos 13 milhões de desempregados no País - comenta o padre.
Acompanhada do companheiro, a metalúrgica Clarice dos Santos Alves, 39 anos, se surpreendeu com a ação.
— Não sabia que estava acontecendo, mas achei a ideia muito boa. Muitas vezes não conseguimos ir na igreja, por isso, passar e receber benção assim é muito bom — destacou.
Além do alento espiritual, o esposo dela, Omar Mateus Gomes, 39 anos, também ressaltou a importância da benção para a situação da empregabilidade:
— Muito importante, principalmente porque há tantas pessoas desempregadas. E eu, estando empregado, preciso agradecer por isso e pedir para que outras pessoas também possam ter oportunidade — afirmou.
Após permanecer durante o dia junto ao passeio público, a imagem da santa foi levada até a catedral, onde esteve presente em missa, às 19h.
Leia também
Réplica da Estátua da Liberdade chega à unidade da Havan em Caxias do Sul
Ação realiza castração de animais em Bento Gonçalves
Audiências de mediação na Justiça do Trabalho iniciam na segunda-feira em Caxias do Sul