A população da Serra ganhou um aliado para ajudar no diagnóstico precoce do câncer de mama. A área de Onco-Mastologia do Hospital Geral de Caxias possui um novo serviço. O exame, denominado Detecção do Linfonodo Sentinela pelo Gama Probe, será ofertado às pacientes da UNACON. Com isso, permitirá cirurgias menos agressivas. O HG é o primeiro hospital da Serra Gaúcha a ter essa tecnologia disponível para pacientes do SUS.
De acordo com médico mastologista do HG, Maximiliano Cassilha Kneubil, a tecnologia é indicada a pacientes com câncer de mama para a pesquisa do linfonodo sentinela, ou seja, o primeiro linfonodo que recebe a drenagem linfática da mama.
— O exame será oferecido no Hospital Geral para pacientes com câncer de mama com comprometimento do linfonodo axilar que após a realização da quimioterapia neoadjuvante, antes da cirurgia, tenham regressão da doença na axila. Nestes casos, as pacientes serão submetidas a cirurgias mais conservadoras, ou seja, somente a resseção do linfonodo sentinela — explica o médico.
Antes da chegada desse novo processo, as pacientes faziam o exame do linfonodo sentinela com a técnica do corante azul patente ou eram submetidas ao esvaziamento axilar.
A nova técnica consiste na dupla marcação com azul patente e com radiofármaco injetados na mama com câncer. Esses marcadores migram para os primeiros linfonodos que recebem a drenagem linfática da mama, auxiliando o cirurgião a ressecar somente os linfonodos sentinelas, uma cirurgia minimamente invasiva e com a mesma segurança oncológica do esvaziamento axilar.
O novo procedimento se torna ainda mais importante por ser uma novidade na Serra Gaúcha para pacientes do SUS. Sua chegada é resultado da parceria do HG com o Centro Regional de Diagnóstico Vero Dellaudo.
Segundo o Hospital Geral, a primeira paciente que se enquadra nesta indicação possui 39 anos. O exame será na próxima quinta-feira, dia 11.
Leia também:
Após homicídios com incêndio, BM envia tropa especializada para Caxias do Sul
Bois mortos em acidente na ERS-122, em Farroupilha, serão enterrados em vala sanitária
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul abre processo seletivo para estagiários