A luta de entidades da Serra pela conclusão da BR-470 e da BR-285 vai passar a contar com o apoio de duas frentes parlamentares que serão criadas no Congresso Nacional. As frentes serão mistas, ou seja, contarão com deputados e senadores.
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A iniciativa foi apresentada nesta sexta-feira (26) no Fórum da Infraestrutura, realizado no Centro de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Bento Gonçalves. Na quinta-feira (25), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, autorizou a instalação do grupo de trabalho, que ainda não tem data marcada para ocorrer.
— Sabemos que intenção do governo é primeiro concluir as obras em andamento. Mas entre elas tem alguma com muito mais pressão do que outras. A ideia é não perder o foco da mobilização — afirma o deputado Ronaldo Santini (PTB), idealizador das frentes.
A frente que vai tratar da BR-470 tem a adesão de 222 deputados e senadores, enquanto a da BR-285 recebeu 216 assinaturas. Outro grupo de trabalho será montado na Assembleia Legislativa e começa a atuar no próximo dia 13. A iniciativa será conduzida pelo deputado estadual Carlos Búrigo (PMDB). As frentes parlamentares têm autonomia para organizar encontros e debates, além de protocolar requerimentos e pedidos de informações sobre os projetos.
Atualmente, a BR-470 não está pavimentada entre André da Rocha e Lagoa Vermelha e também no trecho sul, entre Montenegro e Camaquã. Um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) está em fase final e vai determinar os investimentos que devem ser realizados no futuro. Já a BR-285 tem apenas oito quilômetro inconclusos no lado gaúcho, em São José dos Ausentes, e passa por obras no último trecho pendente, na Serra da Rocinha, em Santa Catarina. Cerca de R$ 80 milhões para a obra já foram incluídos no orçamento da União e a retomada da pavimentação depende apenas do lançamento da licitação por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).