O trânsito da BR-285, na Serra da Rocinha, entre São José dos Ausentes e o município de Timbé do Sul (SC), está interditado desde a metade da semana. O consórcio responsável pela construção da rodovia instalou barreiras físicas por determinação do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (DNIT). O objetivo é evitar que motoristas desrespeitem a sinalização e circulem pelo trecho de forma irregular.
Leia mais
DNIT retira obstáculo para conclusão da BR-285, na Serra, mas obra ainda não está confirmada
O trecho vai ficar interditado por pelo menos oito meses para aplicação de concreto rígido, que será realizado em etapas. Cada placa a ser aplicada demanda um processo de secagem de cerca de um mês para, só então, atingir a resistência prevista no projeto.
Segundo o serviço de construção do DNIT, o fechamento da rodovia ocorre por questões de segurança, já que a largura da estrada é reduzida e comporta apenas os veículos de serviço. Além disso, as condições topográfica e climáticas da região associadas às obras também poderiam causar riscos aos motoristas. A passagem de veículos, ainda que de forma alternada também prejudicaria o cronograma de trabalho.
A Serra da Rocinha é utilizada por motoristas dos Campos de Cima da Serra para seguir ao litoral catarinense. A recomendação é que o deslocamento seja realizado via RS-110, que liga Bom Jesus à São Francisco de Paula, e então utilizar a Rota do Sol para chegar à BR-101. Outra possibilidade é a RS-020, passando por Cambará do Sul, que tem trechos não pavimentados. Também é possível utilizar a BR-116, via Lages.
Apesar do trecho catarinense estar em obras, a BR-285 ainda tem oito quilômetros inconclusos em São José dos Ausentes. O projeto já tem recursos reservados no orçamento da União e o lançamento do edital para contratação das obras aguarda autorização do DNIT.