Ao contrário da chuva com granizo registrada na terça-feira, que resultou em prejuízo na agricultura de propriedades de Caxias do Sul, a forte precipitação de quarta não teve grandes reflexos nas plantações. O problema foi maior na área estrutural com quedas de árvores, falta de luz e, inclusive, a interdição de uma ponte em Fazenda Souza. A força da água levou as laterais da estrutura e fez com que parte do asfalto desmoronasse.
Leia mais
Após temporal, servidores trabalham para liberar ponte e rodovia no interior de Caxias
Granizo causa estragos na agricultura em Caxias
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias, Rudimar Menegotto, houve relatos de chuva de granizo, mas de maneira bem isolada:
— Ontem (quarta), também foi uma chuva forte. Causou estragos em estradas, inclusive isolando comunidades. Mas na agricultura, tivemos um relato por enquanto. Foi uma chuvarada forte, parecia que vinha de balde — conta Menegotto, que é morador de uma das comunidades afetadas.
Um dos afetados é o agricultor Darci Antônio Pigatto, morador da comunidade de Santo Homo Bom, que teve prejuízos nas plantações de pera, caqui e maçã, que estavam com os frutos formados. Já as ameixeiras e pessegueiros ficaram desfolhadas.
— Foi uma chuva forte de mais ou menos uns 30 minutos. Descia muita água dos morros — conta o produtor que tem cerca de 30 hectares de plantação.
Já a Emater Serra, com sede em Caxias do Sul, não havia sido informada sobre estragos na agricultura em decorrência da chuva até as 9h45min desta quarta.
Leia também
Semáforo para pedestres na BR-116, em Caxias, começa a operar nesta sexta-feira
Chuva e temperaturas altas se mantêm na Serra