A Diocese de Caxias do Sul vai iniciar uma formação de jovens para atuar na política. A meta da Igreja é utilizar o tema da Campanha da Fraternidade deste ano - ‘Políticas Públicas: serás libertado pelo direito e pela Justiça’ - como o passo inicial para propor um modelo de integração com a política, com o objetivo de realizar ações que tragam soluções para as demandas da sociedade.
Segundo o bispo Dom Alessandro Ruffinoni, a meta é iniciar os trabalhos a partir do segundo semestre, após a Campanha da Fraternidade. Alguns recursos obtidos com as doações arrecadadas por meio da campanha podem ser empregados no financiamento das atividades da escola. Cerca de 60% da verba arrecadada a partir das doações na campanha será encaminhada ao Fundo Diocesano local.
— Estamos estudando como vai ser. O principal é que queremos formar os jovens interessados em atuar na política, à luz do Evangelho e dos ensinamentos cristãos. É importante que os jovens que estão na igreja façam parte dos conselhos locais e estejam presentes nas discussões da política —salienta Dom Alessandro.
Ainda não estão definidos o local e o método de estudo que será empregado. Segundo Dom Alessandro, é possível que seja utilizada a estrutura física da própria Diocese, mas outras opções de lugares não estão descartadas. Os professores devem ser os próprios membros da Igreja.
Leia mais