O alargamento das ruas laterais da RS-453, no acesso à futura loja da Havan, em Caxias do Sul, será finalizado após o reposicionamento de postes de energia e de semáforos. Trechos dos canteiros para a abertura das novas faixas já foram removidos, mas a via ainda não recebeu pavimentação devido à pendência desta etapa.
Leia mais
Plano para reduzir impacto de trânsito no entorno da Havan, em Caxias, prevê semáforos inteligentes
Conforme Josnei Silva, responsável pela obra de construção da loja, as liberações para a movimentação das estruturas, que precisa ocorrer com a rede elétrica ligada, já foram concluídas. A expectativa é que nesta semana ou na próxima, a modificação na rede seja realizada para, que as novas pistas possam ser pavimentadas.
As modificações no acesso à Havan são realizadas com base em um estudo de impacto de trânsito realizado pela própria empresa e pelo Comercial Zaffari, dona do StockCenter, que vai funcionar ao lado. O levantamento é uma exigência do município devido à movimentação de pessoas e veículos que os empreendimentos vão gerar.
O plano prevê a abertura a de uma faixa adicional nas ruas laterais. No sentido Caxias-Farroupilha, a nova pista vai evitar conflitos de trânsito no acesso ao bairro Cidade Nova. Já no sentido contrário, a nova faixa vai facilitar a conversão à esquerda para o acesso às lojas. Está prevista também a ampliação do recuo de espera no retorno que fica pouco após a loja no sentido Caxias-Farroupilha. Esse retorno será utilizado pelos veículos que saírem da Havan e seguirem em direção ao centro de Caxias. Os semáforos do entorno devem ganhar um sistema inteligente, com um software capaz de contar os veículos e ajustar os tempos conforme a necessidade. O sistema ainda não opera, mas, assim como as obras, realizadas pelo Comercial Zaffari, deve estar pronto até a abertura da loja, em 27 de abril.