Um problema que se alastra há anos está gerando preocupação de moradores do bairro Kayser, em Caxias do Sul. O vazamento do reservatório que abastece a região está provocando alagamentos na Rua José Carlos de Anflor e entrando em terrenos de algumas residências do entorno. Na manhã desta segunda-feira (4), foi registrado mais um alagamento, que inundou parte da via e dificultou o trânsito de pedestres e automóveis. Segundo uma das moradoras da região, é o terceiro caso registrado desde a implantação do reservatório, em dezembro de 2016.
— Tem vezes que a gente não dorme pensando que vai estourar — relata uma das moradoras da região, Rejane Fontana, 56 anos.
O diretor da divisão de água do Samae, Adriano Bolesina, garante que a água que escorreu pelas vias não deve ser motivo de maior receio por parte da comunidade. O incidente, segundo ele, ocorre porque houve um problema no sensor que regula o nível da água, o que fez com que o volume ficasse acima do nível normal.
— Fazia bastante tempo que não tínhamos esse tipo de problema. Estamos buscando uma solução para que não se repita. Essas caixas de armazenamento são equipadas com um tipo de dispositivo que impede que a água suba e transborde, e o sensor não funcionou da forma adequada hoje. Fechamos a entrada de água para avaliar melhor a origem do problema – explica Bolesina
Ainda conforme o diretor técnico, o acúmulo de água nas vias se torna mais acentuado por conta da capacidade limitada da rede de esgoto situada na região.
Para se ter uma ideia, o reservatório tem capacidade de armazenar cerca de cinco milhões de litros de água e atende a mais de 70 mil pessoas de dez bairros da zona Sul de Caxias do Sul.