Após reclamações de motoristas e visitantes da Festa da Uva, os táxis passaram a ter acesso liberado à área de estacionamento para desembarcar passageiros. Também foi estabelecido um ponto com cinco vagas junto à calçada coberta do estacionamento principal, na reta que leva ao portão de saída. As medidas foram adotadas após reunião na tarde de segunda-feira (25) entre os taxistas, a organização do evento, a Festa da Uva S.A. e a Safe Park, que administra o estacionamento do parque.
Leia mais
Atenção, motoristas: desfile da Festa da Uva altera trânsito no centro de Caxias do Sul
Shows na Festa da Uva: confira as datas e os horários das atrações
Conforme o gestor de projetos da festa, Guilherme Zacani Mello, ficou acertado que os taxistas poderão desembarcar os visitantes tanto na bilheteria, quando não tiverem o ingresso, quanto diretamente na área das catracas, se já tiverem o ticket de entrada em mãos. Já o ponto no interior do estacionamento poderá ser ocupado na medida em que houver vaga. O ponto já estabelecido na rua Ivo Remo Comandulli permanecerá funcionando.
Com relação aos motoristas de aplicativos, o desembarque ou embarque de passageiros pode ocorrer nas áreas de recuo em frente aos portões, se não houver prejuízo ao trânsito, mas eles não podem acessar o estacionamento como os táxis.
— Falta o contato de um grupo, ou de um tipo de associação dos motoristas de aplicativos. Não há um contato direto. O serviço não está regularizado na cidade pela falta de cadastro dos motoristas na prefeitura — afirma o gestor da Festa da Uva, explicando por que não houve liberação para o transporte por aplicativo.
O presidente do Sindicato dos Taxistas de Caxias do Sul, Adail da Silva, comemorou a liberação de acesso para os táxis.
— Ficou muito bom, agora está bem organizado.
Conforme o representante da categoria, também ficou definido que os taxistas não irão ligar o taxímetro no interior da área de estacionamento. Esse foi um ponto que gerou atritos com passageiros em edições anteriores, especialmente após os shows, quando a saída ficava congestionada. A partir de agora, o taxímetro só será acionado a partir do momento em que o táxi deixar o parque.
— Algumas vezes, no momento em que o táxi conseguia deixar a área dos pavilhões, o taxímetro já estava marcando R$ 10 — relata Silva.
O presidente do sindicato também fez questão de elogiar o trabalho dos fiscais de trânsito. Segundo ele, os agentes estão favorecendo a orientação aos motoristas no entorno do parque de eventos antes de multar.