Universitários e alunos de cursos técnicos que estudam em polos universitários da Serra e da Região Metropolitana de Porto Alegre já podem se inscrever para o transporte intermunicipal. O cadastro e o recadastro dos alunos é feito semestralmente por cada município, com diferentes datas e formas de acessar o benefício.
O prazo mais curto é em Carlos Barbosa, onde as inscrições vão até o dia 13 de fevereiro. Ao todo, o município tem quatro associações que recebem o incentivo do município. O subsídio pode chegar a 93% do valor da passagem. Para ter acesso ao benefício, os estudantes devem realizar o cadastro no site das empresa responsáveis até a data limite.
No dia 16 de fevereiro, devem comparecer ao Colégio Santa Rosa, das 8h às 12h, para a realização do cadastro que dará direito ao uso do transporte universitário. Para os alunos da Associação dos Estudantes do Interior de Carlos Barbosa, o cadastro será realizado no Salão da Comunidade de Arcoverde. Já a Associação dos Estudantes do Quinto Distrito fará o cadastro no Salão da Comunidade do Cinco Baixo, também no dia 16.
Para os estudantes que utilizam a ABEUN, a associação dos estudantes de Carlos Barbosa que têm aulas na Univates, em Lajeado, o prazo para cadastramento na empresa encerra na sexta-feira (8).
Para o cadastro é necessário:
- Cópia do comprovante de matrícula, RG e CPF;
- Cópia do comprovante de residência, (conta de água, luz ou telefone fixo) em nome do aluno ou dos pais.
- Boletim de desempenho (pra quem já utilizava o transporte no semestre anterior);
- Contrato firmado entre a empresa que realiza o transporte e o universitário.
Garibaldi
Em Garibaldi, o cadastramento para estudantes intermunicipais ocorre até 20 de fevereiro. O estudante deve efetuar o cadastro online, no site da empresa que realiza o transporte. Além da documentação necessária, o estudante também deve informar a carga horária total do curso e o ano de ingresso. O transporte para cursos técnicos e universitários tem subsídio de 100% para formações não disponibilizadas no município.
Documentação necessária:
- Carteira de identidade;
- CPF;
- Título de eleitor (para quem já completou 18 anos);
- Cartão do SUS;
- Comprovante de endereço em nome do estudante ou dos pais atualizado;
- Comprovante de matrícula.
Farroupilha
O dia 1° de março é a data final para cadastro em Farroupilha. No município, os repasses são feitos pela prefeitura para a Associação Farroupilhense de Estudantes Intermunicipais (Afei), que fica na Praça da Bandeira, na Rua Coronel Pena de Moraes. O benefício é restrito para estudantes de cursos inexistentes no município.
Para ter acesso ao benefício, os estudantes pagam uma taxa de inscrição conforme o destino que varia de R$ 90 a R$ 200 por semestre. Além disso, são necessários os seguintes documentos:
- Cópia do comprovante de matrícula;
- Cópia do comprovante de frequência acima de 75% no 2º semestre de 2018;
- Identidade e CPF;
- Comprovante de residência;
- Cópia dos três últimos comprovantes de renda de todos os membros da família.
Flores da cunha
Em Flores da Cunha o credenciamento pode ser feito até o dia 15 de março. A principal diferença dos demais municípios é o cadastro online, por meio uma plataforma própria desenvolvida pela prefeitura. O novo sistema virtual foi implantado no início de 2019 e pode ser acessado pelo computador ou celular, no site da prefeitura. O custo das passagens é pago integralmente pelo município.
A partir desse semestre, a empresa Expresso Caxiense, que realiza o transporte no município,vai disponibilizar ônibus exclusivos para o transporte universitário. Dessa forma, os alunos não vão poder usar os veículos que fazem o transporte interurbano das linhas regulares.
Para o cadastro online são necessários os seguintes documentos:
- Cópia comprovante de matrícula e/ou requerimento;
- Cópia do comprovante de residência no município em nome do beneficiado ou responsável (água, luz, telefone, etc.);
- Cópia da Carteira de Identidade e do CPF, ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).