Agentes de combate a endemias da Vigilância Ambiental encontraram no bairro Esplanada os dois primeiros focos de Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, deste ano em Caxias do Sul.
As larvas foram localizadas dentro de um balde em uma casa habitada e no interior de um pneu que estava jogado em um terreno baldio, ambos na Rua Irmo Edo Kayser. Os pontos ficam próximos à unidade de saúde do bairro.
Os criadouros foram achados durante o trabalho de rotina dos agentes e foram eliminados. No caso do balde, foi feita a limpeza e escovação do recipiente. Já o pneu foi seco, recolhido e encaminhado à Companhia de Desenvolvimento de Caxias (Codeca) para destinação final. As larvas passaram por análise laboratorial que confirmou, na última sexta-feira, se tratarem de Aedes aegypti.
A partir da descoberta foi iniciada uma varredura em uma área de 300 metros quadrados do ponto de localização. Além das visitas aos domicílios, os agentes também monitoram 225 pontos específicos espalhados pela cidade, como ferros velhos, borracharias, empresas e cemitérios, entre outros.
Nos próximos dias, a Vigilância Ambiental concluirá o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (Liraa). Mais de 6,5 mil imóveis devem ser inspecionados na área urbana. O levantamento permite identificar os principais tipos de criadouros que favorecem a proliferação das larvas. Com os dados obtidos, é analisada a necessidade de redimensionar as ações de controle do mosquito.
O coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Rogério Poletto, alerta para as medidas de prevenção em geral e, ainda, em relação aos terrenos baldios. É preciso que os donos mantenham limpos esses imóveis e que a comunidade do entorno não jogue lixo nessas áreas. Qualquer recipiente pode acumular água parada e, com isso, se tornar um possível criadouro.
Em 2018, foram registrados em Caxias 17 focos do inseto. Para denunciar locais com suspeita de focos, a população pode entrar em contato diretamente com a Vigilância Ambiental, pelo número (54) 3202 1438, ou pelo Alô, Caxias, no 156.