Com a balança instalada em Bento Gonçalves, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou 19 veículos com excesso de peso trafegando pela BR-470. Com eles, foram identificadas cerca de 50 toneladas excedentes de produtos transportados. Os dados são relativos ao mês de janeiro. O equipamento está em funcionamento desde o final de dezembro. A unidade de Bento é a primeira da PRF do Estado a contar com a balança, que foi inaugurada oficialmente nesta segunda-feira (4).
Conforme a Polícia Rodoviária Federal, no ano passado foram 400 toneladas excedentes identificadas na BR-470. Mas a pesagem dos caminhões dependia de empresas conveniadas em que o procedimento só podia ser realizado em horários em que os equipamentos ficavam disponíveis. Agora, a verificação ocorre 24 horas por dia. Mesmo veículos que não estejam passando pela sede da PRF, onde fica o aparelho, podem ser levados para a pesagem caso os policiais desconfiem de excesso de carga.
Leia mais
Com nova balança, fiscalização de peso deve ser intensificada na BR-470, na Serra
Pelo menos 11 vítimas procuraram a polícia por estelionato em compra de apartamentos em Bento Gonçalves
Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves recebe nova viatura e equipamentos
Ao longo desta semana, agentes, fiscais e policiais de outras instituições regionais farão capacitação para fiscalização de peso. Eles poderão levar veículos com suspeita de carga acima do permitido para a sede da PRF para fazerem a pesagem.
A balança foi adquirida com recursos do Ministério Público Federal. Foram destinados R$ 171,4 mil para o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), que direcionou o valor para a instalação do equipamento.