A movimentação de alunos nesta segunda-feira, em Caxias do Sul, indica que o calendário letivo de 2019 já está aberto. É neste dia 18 que começam as aulas na maioria das instituições de ensino particulares do município — entre elas colégios tradicionais como o São José e o La Salle Carmo —, seguindo recomendação do Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS).
Não foram divulgados números na cidade, mas sabe-se que em todo o Rio Grande do Sul são cerca de 429 mil alunos matriculados na Educação Básica.
Na rede pública, as atividades começam na quarta-feira, dia 20. As 81 escolas de Ensino Fundamental do município devem receber cerca de 35 mil estudantes.
Na rede estadual, um evento nesta segunda-feira, no Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) com a participação do secretário estadual de Educação, Faisal Karam, deve marcar a abertura das atividades para diretores e professores. No final da manhã, Karam deve visitar o Instituto de Educação Cristóvão de Mendoza, que aguarda uma definição sobre reformas. Os alunos, por sua vez, devem voltar na quarta-feira.
Embora ainda esteja finalizando as matrículas, a rede deve receber em torno de 29 mil alunos em Caxias do Sul, conforme a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE).