Farroupilha é oficialmente a Capital Nacional do Moscatel a partir desta sexta-feira (4). A lei, que confere o título ao município, foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, em 3 de janeiro.
O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados em maio de 2018 e também passou pelo crivo do Senado em dezembro no ano passado. Com a publicação da sanção presidencial no Diário Oficial nesta sexta, a lei já está em vigor.
Leia mas
Farroupilha recebe selo +Turismo do governo Federal
Próxima edição da Expo Farroupilha pode não ocorrer em novembro
Na justificativa do projeto de lei, protocolado em 2013, o autor, deputado federal Henrique Fontana (PT) destaca que "Farroupilha é o terceiro maior produtor vitivinícola do país e o maior produtor nacional de uvas moscatéis, utilizadas para elaboração de vinhos tranquilos e de espumantes finos".
Segundo o prefeito Farroupilha, Claiton Gonçalves, a cidade é responsável por mais da metade da uva moscato produzida nacionalmente. Com o título, ele espera reforçar investimentos no turismo trabalhando essa marca no município, que também espera obter mais recursos federais para o turismo.