A Rosa dos Ventos que determinava o marco zero de Caxias do Sul na Praça Dante Alighieri será reinstalada em granito. O material a ser utilizado foi decidido após reunião do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc) na semana passada.
Leia mais
Marco zero da construção de Caxias é furtado da Praça Dante
Furtos em sequência de monumentos e placas em Caxias mostram descaso com o patrimônio
Indefinição sobre material a ser utilizado deixa Praça Dante, em Caxias, sem marco zero há quatro meses
De acordo com a diretora do Divisão de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria da Cultura, Heloíse Salvador, havia três opções de material: granito, acrílico ou alumínio.
— Acrílico não tem como e alumínio é metal e pode riscar — justifica.
A instalação da nova peça depende do retorno de orçamentos que já foram solicitados. Devido à proximidade do fim do ano, porém, é possível que a resposta ocorra somente em 2019.
A placa original, construída em bronze, foi arrancada da calçada junto à Rua Marquês do Herval no início de agosto. Após o furto, o município já havia proposto reinstalar a Rosa dos Ventos em granito e as placas de monumentos levadas por ladrões, em acrílico. A reposição, porém, não ocorreu até agora porque o Compach solicitou um estudo que justificasse a escolha dos materiais. Após a apresentação do levantamento, o Compach deveria elaborar um parecer, que foi entregue somente na semana passada.
Conforme Heloíse, para as placas, o conselho autorizou o uso de qualquer material, desde que seja provisório. A intenção, é que as placas definitivas, a serem instaladas no futuro, sejam novamente em bronze e identifiquem que a original foi substituída.
— Toda intervenção não pode ser idêntica a que já existia, tem que ser diferente do que tinha no bem tombado. É o que chamamos de "falso histórico". É claro que há risco de novos furtos, mas vamos tentar estudar uma nova maneira de fixação para evitar — afirma.
Leia também
Pela segunda vez, vice-prefeito de Caxias protocola pedido de impeachment contra prefeito
Mesmo após tumulto generalizado, prefeitura de Caxias não prevê ações para fiscalizar Largo da Estação
"Liguei 27 vezes para a polícia", diz moradora inconformada com o tumulto na Estação Férrea de Caxias
Um dos cinco criminosos mortos em confronto em Trindade do Sul era de Caxias do Sul