Aguardado pelos moradores do Cidade Nova, em Caxias do Sul, o asfaltamento da Rua Gerson Andreis, uma das mais importantes do bairro, teve a licitação lançada na semana passada. A etapa é um dos principais passos para que a obra saia do papel. Com a publicação do edital, empresas interessadas no projeto terão até o dia 25 de janeiro para apresentar as propostas.
Leia mais
Ajustes no projeto adiam para 2019 início da pavimentação da Rua Gerson Andreis, em Caxias
Inicialmente prevista para o segundo semestre de 2018, a obra acabou atrasando devido à necessidade de incluir no projeto a substituição da rede de drenagem de duas ruas do entorno: a Rua Abel Postali, no acesso ao bairro pela RSC-453, e a Rua Calixto Maximiliano Rasia.
De acordo com o secretário de Obras, Leandro Pavan, a tubulação que será implantada terá o dobro do tamanho da atual. Ao todo, a Rua Gerson Andreis vai receber as melhorias em toda a extensão, de 1,2 quilômetros. Já a Rua Abel Postali receberá as obras em 300 metros, enquanto a Calixto Maximiliano Rasia terá trabalhos em 130 metros.
Além de permitir o acesso às principais áreas residenciais no Cidade Nova, a Rua Gerson Andreis também é importante por ser o endereço de diversas empresas, o que gera fluxo intenso de caminhões. A via, juntamente com a Rua Abel Postali, também serve de ligação entre a RSC-453 e o trecho urbano da Rota do Sol, próximo ao bairro Cidade Industrial. Com a inauguração da Havan, prevista para o primeiro semestre de 2019, o trecho também deve ser bastante utilizado por motoristas que pretendem acessar a loja.
As obras estão orçadas em R$ 5,2 milhões, que sairão do caixa do município, e têm previsão de duração de um ano.
Editais de oito estradas do interior já lançados
A prefeitura de Caxias do Sul também tem licitação aberta para o asfaltamento da Estrada Municipal 101, que liga a Estrada do Imigrante, na 3ª Légua, a Galópolis. A obra integra o Programa de Desenvolvimento da Infraestrutura (PDI), viabilizado por meio do empréstimo de U$ 33 milhões obtido pelo prefeitura junto à Corporação Andina de Fomento (CAF).
Além da pavimentação, o projeto prevê nova drenagem, sinalização e serviços complementares, como meios-fios em alguns trechos. As obras ocorrerão ao longo de quatro quilômetros e estão orçadas em R$ 7 milhões. A partir da ordem de início, a previsão é que as obras durem 10 meses.
Esse é o oitavo edital aberto para asfaltamento de estradas dentro do PDI. Entre os certames em andamento está o da Estrada Domingos Mazzochi, no acesso a São Braz, e a Estrada Patrício Pasquali, que liga Fazenda Souza a Vila Cristina. Das obras já anunciadas, duas estão em andamento: a Estrada dos Romeiros, entre Caxias e Farroupilha, e a estrada que liga Santa Lúcia do Piaí à localidade de Sebastopol.