A Secretaria da Fazenda (Sefaz) divulgou nesta terça-feira (11) os dados da previsão de arrecadação para o IPVA 2019 em todo o Estado. Em Caxias, a previsão é que o recurso obtido seja de 153.709.931,91. A quitação antecipada – que garante até 25,48% de desconto – deve ser feita até o dia 28 de dezembro. O prazo para saldar primeira parcela com valor reduzido segue até o final de março.
Caxias do Sul possui a segunda maior frota do Estado, com 182.619 veículos, atrás somente da capital Porto Alegre. No Rio Grande do Sul, existem 3.554.058 veículos que vão arcar com o tributo.
Nas 10 maiores cidades do Rio Grande do Sul, que concentram 38% do volume de veículos, o montante pago deve representar uma receita ao redor de R$ 1,163 bilhão (o que corresponde a 58% do total previsto). O volume total de impostos arrecadados em todo o território gaúcho é de R$ 2,895 bilhões com o IPVA 2019.
A primeira parcela, para quem não realizar o pagamento antecipado, vence até 31 de janeiro de 2019. As duas parcelas subsequentes serão em fevereiro, até o dia 28, e março, até o dia 29.
Aproveite o desconto
O desconto mínimo para os motoristas que realizarem o pagamento do IPVA até o dia 28 de dezembro é de 3%, mas pode ser maior para os proprietários de veículos que se enquadrarem nos critérios estabelecidos - que garantem valores ainda menores. Para alcançar o desconto máximo, o contribuinte precisa levar em conta também as vantagens do Bom Motorista e do Bom Cidadão
O desconto do Bom Motorista concede descontos cada vez maiores na proporção do período em que estiver sem multas. Quem não foi multado nos últimos três anos terá dedução de mais 15%. Para os motoristas que não cometeram infrações nos últimos dois anos, o índice é de 10%. E para quem ficou um ano sem multas, o abatimento é de 5%. O desconto do Bom Cidadão, por sua vez, é concedido aos proprietários de veículos que acumularam no mínimo 100 notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha, mais 5% de desconto.
Os abatimentos mínimos são de 3% para a primeira parcela, 2% para a segunda e 1% para a terceira.