Moradores do bairro São Leopoldo, em Caxias do Sul, cobram no Ministério Público (MP) a solução de um problema que tem impactado na qualidade de vida de quem vive próximo da Avenida São Leopoldo. Isso porque em um barranco, perto do entroncamento com a Rua Garibaldi, há despejo de esgoto direto na calçada. O reflexo desse acúmulo de dejetos é mau cheiro, sujeira e até presença de roedores. Além disso, o barranco acaba desmoronando com frequência. Um protesto organizado pelos moradores marcou o fim da tarde da última quarta-feira, pedindo que o poder público tome iniciativa diante do problema. Os moradores aproveitam que a prefeitura fará obras neste trecho para pedir providências quanto ao esgoto.
– Nós já levamos a situação ao MP e pedimos uma reforma ali na avenida, que se faça uma intervenção de esgoto ali. Sabemos que em outros governos até houve licitação, mas não tinha interessados. O que não pode é a prefeitura achar que só é preciso asfalto novo aqui – desabafa o presidente da associação de moradores (Amob), o autônomo João Otávio Mendes.
De fato, não houve interessados na licitação lançada em outubro de 2015, na administração de Alceu Barbosa Velho (PDT), que faria o recapeamento e a intervenção também na rede de drenagem. Na época, a obra de pavimentação e drenagem era orçada em R$ 1,1 milhão. As empresas alegaram que o valor era baixo. Desta vez, o edital publicado pela prefeitura, em outubro, irá contratar uma empreiteira que somente execute a recuperação de pavimentação e recapeamento asfáltico da Avenida São Leopoldo, entre a Avenida Bruno Segalla e a Rua Sarmento Leite. O preço máximo previsto para a obra é de cerca de R$ 1,7 milhão.
O asfalto
Após o processo licitatório e assinatura de contrato com a empresa vencedora, a obra deverá começar em até cinco dias depois da emissão da ordem de início dos trabalhos. Na última quinta-feira, houve abertura de envelopes, e três empresas se mostraram interessadas. De acordo com o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Cristiano de Abreu Soares, ainda há algumas etapas para a definição da empreiteira.
O período de duração das obras previsto em edital é de no máximo cinco meses. Durante os trabalhos, haverá interrupção parcial da Avenida São Leopoldo, com uma faixa isolada para a intervenção e as demais liberadas para os dois sentidos da via. Conforme a Secretaria de Trânsito, a previsão é que o estacionamento de veículos também seja interrompido.
CONTRAPONTO
O QUE DIZ A PREFEITURA:
O Ministério Público pediu que a prefeitura se manifestasse a respeito do problema.
O titular da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, Leandro Pavan, diz que o problema existe e é antigo. Porém, seria causado por um condomínio particular, não sendo de responsabilidade da prefeitura.
Segundo o secretário, é preciso que o condomínio refaça a ligação com a rede de esgoto, para que deixe de despejar os resíduos diretamente no barranco.
A prefeitura irá repassar o caso à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para que notifique os proprietários. O secretário de Obras afirma, também, que foi feita a construção de uma galeria de drenagem pluvial na Avenida São Leopoldo, próximo ao entroncamento com as ruas Sarmento Leite e Visconde de Pelotas.