Sabe aquela a ida ao mercado que você deixou para o sábado porque não teve tempo durante a semana ou o passeio que programou com a família? Neste dia 18 de agosto qualquer compromisso que tenha sido agendado deve ser adiado, se você ainda não vacinou o seu filho. Postos de saúde em todo o país estarão participando da campanha nacional contra o sarampo e a poliomielite, é o Dia D de Vacinação.
Em Caxias do Sul, as doses estarão disponíveis nas 47 unidades básicas de saúde (UBSs) das 8h às 17h. A meta da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é imunizar, pelo menos, 95% das 22.364 crianças de um a quatro anos que vivem no município. Se o calendário vacinal da criança estiver completo, ela deve fazer o reforço.
É importante lembrar que para receber a dose, é preciso apresentar o Cartão de Vacinação e o Cartão SUS.
Até a última quinta-feira, 5.328 doses da vacina contra o sarampo (triviral: sarampo, caxumba e rubéola) e 5.369 doses contra a poliomielite haviam sido aplicadas na cidade. Os números representam 24% da população-alvo da campanha. Índice que demonstra a baixa procura até o momento e que preocupa os agentes da saúde pública.
— A 15 dias do encerramento da campanha, não chegamos nem à metade da meta. Fazemos um apelo para que as famílias levem as crianças para se imunizar. Precisamos elevar os índices de cobertura da vacinação para evitar a reintrodução dessas doenças no país — alertou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SMS, Juliana Argenta Calloni.
Quem não puder ir a uma UBS neste sábado, as vacinas continuarão sendo feitas até 31 de agosto.