Caxias do Sul, considerada a capital mundial dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) pela quantidade de movimentos, homenageará o tradicionalista Paixão Côrtes, que morreu na segunda-feira, durante o evento de lançamento dos Festejos Farroupilhas e do 28º Rodeio Crioulo Nacional de Caxias do Sul.
Conforme o coordenador da 25ª Região Tradicionalista (RT), Rodrigo Ramos, o evento está marcado para as 20h desta quarta-feira, na Casa do Gaúcho, juntamente com o encontro dos patrões da região. A homenagem está sendo preparada pelo departamento cultural da RT.
Paixão Cortes morreu às 16h05 desta segunda-feira aos 91 anos. O folclorista e compositor estava internado desde 18 de julho no Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre, após fraturar o fêmur em uma queda e passar por uma cirurgia. Em situação delicada pela idade avançada, Paixão Côrtes sofreu algumas complicações pós-cirúrgicas.
O velório foi marcado para esta terça-feira no Palácio Piratini, inicialmente aberto para familiares e, a partir das 10h, para o público. O sepultamento será às 18h no cemitério São Miguel e Almas, também na capital.
Conforme Ramos, uma comitiva da 25ª RT irá nesta tarde a Porto Alegre participar das homenagens de despedida do tradicionalista. Representantes da região levarão uma coroa de flores.
Ainda na segunda-feira, a 25ª Região Tradicionalista publicou nota de pesar em sua página no Facebook: