A chuva dos últimos dias trouxe à tona um antigo problema para os motoristas que trafegam pela RS-122, no trecho urbano da Rota do Sol, em Caxias do Sul. A reportagem de GaúchaZH constatou dez motoristas com avarias em seus carros entre as 7h15min e as 8h desta terça-feira (10) . Em um trecho de aproximadamente 17 quilômetros, entre o Viaduto Torto e a BR-116, a reportagem identificou cerca de 20 pontos com problemas na rodovia.
O representante comercial de Novo Hamburgo Paulo Ricardo da Silva, que usa a Rota do Sol ao menos duas vezes por semana, teve dois pneus estourados em um buraco nas proximidades do Km 74, na localidade de São Giácomo. Ele se deslocava no sentido Farroupilha a Caxias do Sul e não teve tempo de desviar. Conforme Silva, na semana passada, este buraco não existia. Como no local não há acostamento, ele precisou rodar com os pneus furados até conseguir parar e avaliar os estragos.
— Eu estourei os dois pneus, a roda dianteira e ainda vou precisar avaliar a suspensão do carro. Quando parei, havia pelo menos mais seis carros com o mesmo problema neste local. Eu passo por aqui duas vezes por semana, é um buraco muito grande, muito perigoso, ainda mais por não ter onde parar — relata.
O segmento de maior problema no trecho percorrido está entre o Viaduto Torto e a entrada do bairro Santa Fé. No trecho seguinte em que a reportagem esteve presente, não havia buracos ou desníveis. No começou deste ano, a rodovia passou por uma recuperação.
Conforme o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, as equipes estão prontas para trabalhar no trecho entre a Codeca e o Viaduto Torto, mas necessitam de pelo menos dois dias sem chuvas. Em contato pela manhã, Uberti não informou o tempo previsto de duração dos trabalhos.